ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro cresce e está em situação de empate técnico com Lula em SP, diz Quaest

Levantamento mostra que Bolsonaro cresceu acima da margem de erro, enquanto Lula manteve o mesmo índice da pesquisa realizada no mês anterior e segue numericamente à frente na disputa no Estado.

Lula e Jair Bolsonaro.Créditos: Ricardo Stuckert / Reprodução Youtube
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa Genial/Quaest realizada em São Paulo, divulgada na madrugada desta quinta-feira (11), mostra que Jair Bolsonaro (PL) cresceu três pontos - acima da margem de erro, de 2 pontos percentuais - e está em situação de empate técnico com Lula (PT) em São Paulo.

Segundo o levantamento, Lula manteve os 37% da pesquisa divulgada em julho, enquanto Bolsonaro foi de 32% para 35%. 

Ciro Gomes (PDT) aparece com 7% das intenções de voto e Simone Tebet (MDB-MS) com 3%. Vera Lúcia (PSTU) e Luiz Felipe D'Ávila (Novo) têm 1% cada um. Os demais candidatos não pontuaram no estado, que tem ainda 6% de indecisos e 9% que declaram voto em branco ou nulo.

Na pesquisa espontânea, quando não são revelados os nomes dos candidatos, Lula oscilou dois pontos para mais e chegou a 27%. Bolsonaro tem um ponto a mais que no mês passado e marca 26%.

Segundo turno

Em cenário de segundo turno em São Paulo entre Lula e Bolsonaro, o petista tem 44% e o atual presidente, 40%. Indecisos somam 3% e votos em branco e nulos e não pretendem votar, 13%.

Queda na avaliação negativa

A pesquisa, que foi realizada entre os dias 5 e 8 de agosto, mostra ainda uma queda na avaliação negativa do governo Bolsonaro - 45% para 43%. A avaliação positiva oscilou um ponto porcentual, de 28% para 29%. Os que consideram o governo Bolsonaro regular somam 26%, ante 24% da última sondagem. Não sabem ou não responderam 2%.

A Quaest entrevistou 2 mil pessoas. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-07655/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos e o nível de confiança de 95%.