ELEIÇÕES 2022

Lula: PF escala unidade de elite e snipers em ato em BH após ameaças de atentados

Ao menos dois atentados contra Lula foram identificados pela PF, que classifica primeiro comício de campanha como alto risco.

Lula e Alexandre Kalil em ato em MG.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

A Polícia Federal escalou um grupo do Comando de Operações Táticas (COT), unidade de elite da corporação, e colocará snipers em áreas estratégicas para reforçar a segurança no primeiro comício de Lula (PT) na campanha, que acontece nesta quinta-feira (18) às 18h na Praça da Estação, em Belo Horizonte (MG).

Segundo reportagem do jornal O Globo, o reforço na segurança acontece depois que a PF identificou uma ameaça de atentado no ato. A ameaça teria sido feita por ligação anônima ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), no dia 5 de agosto.

Por meio de uma ligação anônima, uma pessoa disse que haveria uma explosão durante o lançamento do livro "Quatro décadas com Lula: O poder de andar junto", de Clara Ant, assessora especial do ex-presidente, quando Lula chegasse ao local. 

A PF fez uma varredura no local e descartou todos os objetos suspeitos. 

Durante viagem ao Nordeste, no início do mês, a PF também teria identificado uma troca de mensagens no Whatsapp em que uma pessoa descreve um plano para executar um atentado.

No ato na capital mineira, a PF deve fazer o monitoramento por drones e colocar agentes à paisana em meio ao público. A PF ainda pediu reforços na segurança, que contará com membros da Polícia Militar, Guarda Municipal e do Departamento de Trânsito.

O esquema de segurança leva em conta o grau de exposição a que Lula está submetido, de acordo com a avaliação da PF. Em uma escala de 1 a 5, o ex-presidente está classificado com o mais alto nível de risco.