CLÃ BOLSONARO

Martha Seillier, que teve filha com Carlos Bolsonaro, ganhou cargo nos EUA na época em que engravidou

Quarta neta de Bolsonaro nasceu no dia 13 em Washington, onde Martha mora desde maio de 2022 quando foi indicada pelo então presidente ao cargo de representante do Brasil no Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Martha Seillier em privatização na Bovespa, recebendo honraria com Bolsonaro e em ato do 7 de Setembro.Créditos: Facebook / Martha Seillier
Escrito en POLÍTICA el

Mãe de Julia, filha que teve com Carlos Bolsonaro (PL-RJ), a economista e bacharel em Direito Martha Seillier foi indicada por Jair Bolsonaro (PL) para o cargo de representante do Brasil no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em maio do ano passado, há cerca de 9 meses, quando teria iniciado a gestação.

A quarta neta de Jair Bolsonaro nasceu em Washington nesta segunda-feira, dia 13 de fevereiro. O pai, Carlos, que está nos EUA, teria viajado até Washington para  acompanhar o nascimento da filha.

Formada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub) em 2007 após fazer o ensino no Lycée Français François Mitterrand - escola francesa sediada na capital federal -, Martha Seillier formou em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), onde fez também seu mestrado, e ingressou já em 2010 como coordenadora do Departamento de Política de Aviação Civil do Ministério da Defesa.

Na estrutura pública, ela atuou ainda na Secretaria de Aviação Civil e chegou à Assessoria Especial da Casa Civil da Presidência da República em 2016, quando Michel Temer (MDB) chegou ao poder após o golpe contra Dilma Rousseff (PT).

Em janeiro de 2019, já no governo Jair Bolsonaro, Martha foi nomeada presidenta da Infraero, cargo que ocupou por 7 meses até ser alçada à Secretaria Especial do programa de Parcerias de Investimentos (PPI), braço do Ministério da Economia, de Paulo Guedes, responsável pela política de privatizações.

Ela ainda ocupou por 3 anos e 3 meses - entre março de 2019 e maio de 2022 - uma cadeira como membro do Conselho Administrativo do RioGaleão, consórcio que administra o Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro.

Na época em que engravidou, ela deixou o Ministério da Economia e a cadeira no RioGaleão para assumir como representante do governo no BID, em Washington, respondendo diretamente a Brasília. Ela fica no cargo até junho deste ano.

Condecoração por Bolsonaro

Ligada ao mercado financeiro e entusiasta da política econômica neoliberal de Paulo Guedes, Martha recebeu do governo Bolsonaro a insígnia da Ordem de Rio Branco no grau de Grande Oficial, premiação oferecida pelo Ministério das Relações Exteriores para agraciar pessoas que se destacaram nos serviços prestados ao Governo Brasileiro.

A cerimônia aconteceu no Itamaraty em 8 de dezembro de 2021 e a premiação a Martha foi destaque no site do Ministério da Economia, com foto dela ao lado de Bolsonaro.

"Agradecida e honrada com a medalha da Ordem do Rio Branco. Como representante do Programa de Parcerias de Investimentos, este é mais um sinal de que estamos no caminho certo. Diariamente nós avançamos com parcerias com o setor privado para transformar o Brasil", disse na ocasião.

Nas redes sociais, Martha mostrava seu lado bolsonarista, ao divulgar vídeos de sua participação em manifestações convocadas pelo ex-presidente, como nos atos de 7 de Setembro de 2021.

"Brasília lotada de verde e amarelo no dia da nossa independência! Idosos, crianças, cachorros, pessoas do Brasil todo cantando o nosso hino com paixão! Um encontro pacífico e ordenado clamando pelas nossas liberdades", escreveu junto à hashtag #SupremoEoPovo, usada por bolsonaristas nos ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Martha também foi às ruas durante as eleições e divulgou vídeo de ato na capital federal no dia 1º de outubro de 2022. 

Diferente do vídeo anterior, quando estava no meio dos apoiadores, a filmagem foi feita a partir do local onde estava Jair Bolsonaro.

Segundo informações de Malu Gaspar, no jornal O Globo, a gravidez de Martha já era de conhecimento do núcleo duro da campanha de Jair Bolsonaro, mas "raramente se falava no assunto".

Martha estaria contrariada porque o anúncio da gravidez foi feito na coluna de Leo Dias, que cobre os bastidores privados de Brasília, e que considera a divulgação de sua gravidez "invasão de privacidade".