CHUVAS EM SP

A verba ridícula que Bolsonaro deixou para vítimas de desastres naturais

O Governo Federal só teve condições de auxiliar as vítimas da tragédia no litoral de São Paulo por conta da aprovação da PEC da Transição, que recompôs o orçamento

Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente.A verba ridícula que Bolsonaro deixou para vítimas de desastres naturaisCréditos: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, revelou nesta terça-feira (21) o absurdo fato de que a gestão de Jair Bolsonaro (PL) deixou uma verba ridícula para o atendimento de vítimas de desastres naturais, para o ano de 2023 em todo o Brasil. De acordo como ministro só havia R$ 25 mil reais separados para auxiliar as vítimas de tragédias como a das chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo no último final de semana.

No entanto, foi graças a aprovação da PEC da Transição no Congresso Nacional, e apesar da gritaria da mídia convencional e dos chamados ‘mercados’, que o Governo Federal conseguiu recompor o orçamento. Sem essa aprovação, o Estado brasileiro não teria verbas suficientes destinadas para adquirir sequer uma ambulância para atender os feridos.

“Não temos problemas de recursos orçamentários e nem financeiros. Para respostas a desastres a previsão era de só R$ 25 mil, que estavam no orçamento de 2023. No entanto, a medida provisória corrigiu isso e hoje temos recursos suficientes para o apoio”, declarou o ministro ao Uol.

Nesta terça-feira a tragédia que atinge os municípios de Guarujá, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, registrou 47 mortos e cerca de 2500 desalojados e desabrigados por conta dos deslizamentos. As chuvas do final de semana foram as maiores registradas na história do Brasil e há previsão de novas tormentas para os próximos dias.

*Com informações da Carta Capital.