SINDICALISMO

VÍDEO - Lula se emociona durante encontro com Pepe Mujica no Palácio do Planalto

Evento reuniu lideranças sindicais e debateu as lutas por novos marcos de regulação entre capital e trabalho que valorize as chamadas classes subalternas

Lula e Pepe Mujica.VÍDEO - Lula se emociona durante encontro com Pepe Mujica no Palácio do PlanaltoCréditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se emocionou nesta quarta-feira (1) ao ouvir o discurso de Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, em encontro com sindicalistas no Palácio do Planalto. O debate era sobre as lutas por novos marcos de regulação entre capital e trabalho que valorize as chamadas classes subalternas

“Obrigado Lula, por ter chegado até aqui, por nos trazer esperança. Você viverá para sempre”, declarou Mujica, que tem 87 anos, ao final do seu discurso.

Enquanto recebia as palmas dos presentes, Mujica voltava à sua cadeira, ao lado da de Lula. Nesse momento foi possível ver o abraço emocionado do mandatário brasileiro. Sorrindo, com os olhos aparentemente a ponto de lacrimejar, Lula agradeceu Mujica pela homenagem.

“Uma alegria receber hoje o amigo Pepe Mujica e entidades sindicais internacionais para debatermos desafios do movimento sindical e de trabalhadores. Precisamos repensar as relações no mundo do trabalho e recuperar direitos e dignidade para trabalhadores (…) Há muito tempo que o salão nobre da presidência da República não recebia um encontro de dirigentes sindicais internacionais. Porque também há muito tempo não tínhamos um governo com compromisso com o povo trabalhador”, declarou Lula sobre o encontro.

Mujica, em seu discurso, defendeu a união dos países sul-americanos em prol de melhores relações no mundo do trabalho. “Ninguém vai nos dar os nossos direitos e prosperidade se não soubermos lutar por isso conjuntamente. É algo que diz respeito a não continuarmos sendo bobos, estúpidos, porque nós sabemos que os trabalhadores perdem parte dos seus salários por conta da grande burguesia”, afirmou.

Para Lula, é preciso restabelecer aos trabalhadores o direito de viver com dignidade, o que inclui as condições de trabalho, um salário justo e um sistema de aposentadoria que funcione.

“No Brasil, nos últimos 4 anos, não foi permitido ao povo fazer quase nada. O movimento social não tinha com quem se reunir. O movimento de trabalhadores não tinha com quem se reunir. Mas nós voltamos, e vamos reconstruir a democracia plena, com o povo participando das decisões”, declarou.

Em seu discurso, Lula reconheceu as dificuldades pelas quais os trabalhadores de todo o mundo passam na hora de se organizar e perseguir seus direitos. Com elas, as dificuldades que os dirigentes sindicais encontram para estruturar novos pactos entre capital e trabalho.

“No Brasil, temos uma imensa maioria de trabalhadores temporários, que sequer tem onde reclamar quando algo acontece. As fábricas já não têm mais a mesma quantidade de trabalhadores que tinham. Os dirigentes sindicais precisam encontrar uma saída que permita que a classe trabalhadora no mundo inteiro tenha um novo espaço, um espaço que os trabalhadores estão perdendo em muitos países do mundo”, avaliou.

Assista, a seguir, a transmissão do encontro