BLACK METAL

VÍDEO: Deputado tenta cancelar show de banda neonazista norueguesa em Porto Alegre

Fundada em 1984, a banda de black metal Mayhem coleciona polêmicas, como o suicídio de um dos membros, que teria tido parte do cérebro comido por outro, e o assassinato de um dos integrantes. Veja histórico.

Banda neonazista Mayhem. No detalhe Dead e Euronymous e a suástica no braço de um dos integrantes.Créditos: Wikipedia /Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

O deputado estadual Leonel Radde (PT-RS) denunciou nas redes e tenta cancelar a apresentação que a banda norueguesa de black metal Mayhem pretende realizar no bar Opinião, em Porto Alegre, na próxima terça-feira (21).

"Parece até piada, mas a banda neonazista norueguesa Mayhem quer fazer show em Porto Alegre, no bar Opinião", diz Radde, acrescentando que está levando o caso às autoridades responsáveis "e esperamos que o bar Opinião e a produtora cancelem esse show".

A denúncia foi feita pelo professor de Filosofia e pesquisador da extrema-direita Renato Levin-Borges em seu perfil no Twitter.

"O @opiniao está trazendo para Porto Alegre a banda noruguesa acusada de ser nazista Mayhem. O baterista Hellhammer já se declarou contra a "mistura de raças", apreceu já com suástica no braço e costumavam ensaiar em estúdio cheio de totenkopf nazis. E aí, Opinião?", escreveu Judz, como é conhecido nas redes.

A banda foi fundada em 1984 em Oslo e coleciona polêmicas com performances violentas em shows, o suicídio do ex-vocalista Dead e o assassinato de um dos fudadores, o guitarrista Euronymous pelo antigo integrante Varg Vikernes, que desferiu 23 facadas, sendo duas no crânio.

"Eu esfaqueei (três ou quatro vezes) o seu ombro esquerdo enquanto ele corria, já que essa era a única parte que eu podia atingir enquanto estávamos correndo[…] Ele pareceu conformado e disse: “Já chega”, mas então ele tentou me chutar novamente e eu acabei com ele enfiando a faca em seu crânio, pela sua testa, e ele morreu instantaneamente. Seus olhos viraram e um gemido pôde ser ouvido enquanto seus pulmões se esvaziavam depois que morreu. Ele caiu sentado, mas a faca estava enfiada em sua cabeça, então eu o segurei enquanto tentava tirar a faca. Quando puxei a faca de seu crânio ele caiu para frente e rolou por um lance de escadas como um saco de batatas – fazendo barulho suficiente para acordar toda a vizinhança", contou o assassino.

Varg alegou legítima defesa mas acabou preso e condenado a 21 anos, dos quais cumpriu 16 em regime fechado. Ganhou liberdade condicional em 2009 e em 2013 voltou a ser preso acusado de planejar um massacre. Foi solto tempos depois e continua com sua banda de black metal, Burzum.

Suicídio

Dead, que se suicidou em 8 de abril de 1984, foi líder do chamado Inner Circle, movimento que propagava o ódio pelo cristianismo e que entre outras coisas incendiava as principais igrejas da Noruega.

Para se suicidar, ele repetiu gestos que fazia nos palcos, cortou os pulsos e atirou contra a própria cabeça com uma espingarda.

Ele deixou um bilhete se desculpando pelo sangue. O corpo foi encontrado pelo guitarrista Euronymous que não chamou a polícia: resolveu fotografar o cadáver de Dead e usar as imagens na capa de uma álbum futuro, no caso, do bootleg Dawn of the Black Hearts (1995).

Segundo a lenda, Euronymous teria comido pedaços de crânio do colega por curiosidade e fez colares com pedaços de ossos, que usou para presentear amigos.

Após performances de adoração da morte, a partir de 1995 a banda expôs a admiração por regimes autoritários e pelo nazismo, com o uso de imagens como a suástica em ensaios e nas roupas.

A formação atual conta com apenas um remanescente da fundação da banda, o baixista Necrobutcher, além do baterista Hellhammer, que entrou para o Mayhem em 1988, saiu em 1993 e retornou em 1995.