ARTHUR LIRA

VÍDEO – Jornalista a Arthur Lira: “fala grosso com as mulheres e fala fino com golpista”

Pergunta sobre celeridade da ação contra deputadas por quebra de decoro durante votação do marco temporal desmontou deputado

Arthur Lira no Roda Viva.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en POLÍTICA el

A jornalista Maria Cristina Fernandes, do Valor Econômico, foi a responsável pela maior saia justa da entrevista que o presidente da Câmara, o deputado federal Arthur Lira (Progressistas), sofreu nesta segunda-feira durante o programa Roda Viva, da TV Cultura.

“Eu já vi avaliação de que o senhor fala grosso com as mulheres e fala fino com golpista”, disse a jornalista. “A gente pode imaginar que esse processo autoriza essa avaliação?”, perguntou.

Quebra de decoro

Fernandes se referia à celeridade com têm corrido na Casa os processos contra as seis deputadas por quebra de decoro parlamentar durante votação do projeto do marco temporal de terras indígenas, no fim de maio.

Todas as representações foram apresentadas pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os processos foram instaurados no dia 14 de junho. A bancada feminina afirma que a ação para instauração dos processos foi orquestrada e acusa a Comissão de Ética e machismo. A sessão foi marcada por bate-boca, ironias e troca de acusações.

Os alvos dos processos são Célia Xakriabá (PSOL-MG), Sâmia Bomfim (PSOL-SP), Talíria Petrone (PSOL-RJ), Erika Kokay (PT-DF), Fernanda Melchionna (Psol-RS) e Juliana Cardoso (PT-SP).

Lira ficou visivelmente incomodado com a pergunta, enrolou e não explicou.