Após tentativa de invasão do Congresso por Bolsonaristas, Esplanada dos Ministérios é fechada

Com acampamento desmontado, grupo "300 do Brasil", liderado por Sara Winter, foi contido pela polícia legislativa ao tentar invadir o Congresso. Eduardo Bolsonaro posou para foto com os apoiadores do pai e fez ameaças ao governo do DF

Eduardo Bolsonaro com grupo "300 do Brasil" após tentativa de invasão do Congresso (Reprodução/Twitter)
Escrito en POLÍTICA el

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), deciciu fechar o acesso à Esplanada dos Ministérios, em Brasília, neste domingo (14) após semanas de manifestações a favor e contra o presidente Jair Bolsonaro.

Leia também: Bolsonaristas lançam fogos de artifício no STF e atacam ministros: “Bandidos, comunistas safados”; veja vídeos

Um dos argumentos usados pelo governador é de "ameaças declaradas por alguns dos manifestantes aos Poderes constituídos". Neste sábado (13), após desmantelamento do acampamento pela polícia do DF, o chamado grupo "300 do Brasil" tentou invadir o Congresso Nacional.

Liderados por Sara "Winter" Geromini, ex-funcionária do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, cerca de 20 pessoas subiram a rampa do Congresso e ficaram na parte externa, próximo às cúpulas. "Acabou, porra", gritavam com um megafone.

Uma barreira foi montada em frente ao Congresso e os policiais legislativos retiraram os manifestantes do prédio.

Após o ato, os manifestantes se reuniram com o deputado Eduardo Bolsonaro no gramado em frente ao Congresso. O filho de Jair Bolsonaro prometeu protocolar ofício no governo do Distrito Federal reclamando do "despejo" do acampamento e ameaçou dizendo que "outras medidas podem ser tomadas".

"Agora de tarde estive no QG Rural, acampamento desfeito sob ordem do gov. Ibaneis do DF. Em que pese ter visto cenas lentáveis mais cedo com spray de pimenta, agora a tarde deu para ver alguns sorrisos e dar uma levantada na moral", afirmou em publicação com foto junto ao grupo.

https://twitter.com/BolsonaroSP/status/1271907954690850816

Fechamento
No decreto, divulgado na noite deste sábado (13), Ibaneis Rocha determinou que neste domingo o acesso à região da Esplanada dos Ministério somente será permitido a autoridades e servidores públicos federais identificados e que estejam em serviço.

Além das "ameaças", o governador alegou ainda que as aglomerações verificadas nos últimos dias na Esplanada dos Ministérios contrariam as medidas sanitárias de combate ao novo coronavírus e que parte dos atos tem declarado "conteúdos anticonstitucionais".

Neste domingo estão marcados atos pró e contra o governo Bolsonaro na região. Pelo Twitter, Sara Winter, líder do grupo olavista, desafiou a medida do governdo do Distrito Federal.

"O Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha decretou hoje o FECHAMENTO DA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS. A ação faz parte das medidas para contenção e desmantelamento da militância bolsonarista de rua. Vamos ver se não vou pisar na esplanada amanhã", tuitou ela, que insiste em ações de desobediência para forçar a própria prisão.

https://twitter.com/_SaraWinter/status/1271963976839106561