Bolsonaristas lançam Weintraub para a prefeitura de São Paulo

Nome do ministro da Educação ganhou força entre bolsonaristas após a divulgação do vídeo da reunião em que ele chama integrantes do STF de "vagabundos"; agora, Weintraub é alvo de inquérito

Reprodução/Twitter
Escrito en POLÍTICA el

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, vem sendo lançado por bolsonaristas como candidato à prefeitura de São Paulo nas eleições deste ano.

Segundo a coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o nome do ministro ganhou força em grupos de WhatsApp de apoiadores de Bolsonaro. Eles enxergariam o ministro da Educação como nome forte até mesmo para a presidência em 2026, para a sucessão de um virtual segundo mandato de Bolsonaro.

A possibilidade de lançar Weintraub como candidato passou a ser mais discutida após a divulgação do vídeo da fatídica reunião ministerial de abril que mostra o ministro da Educação chamando membros do Supremo Tribunal Federal (STF) de "vagabundos" e propondo e prisão dos ministros.

Por este motivo, Weintraub se tornou alvo do inquérito do STF sobre fake news e ataques às instituições e o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso na Corte, deu 5 dias para que o olavista se explique sobre as declarações.

Caso se empolgue com a possibilidade de ser candidato, no entanto, Weintraub terá problemas com a Justiça Eleitoral, pois sequer tem filiação partidária.