Bolsonaro planeja nomear novo olavista para o lugar de Weintraub

O presidente pretende agradar a ala ideológica do governo e indicar Carlos Nadalim para o Ministério da Educação

Reprodução/Facebook
Escrito en POLÍTICA el

O nome cotado pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir o Ministério da Educação no lugar de Abraham Weintraub é o do secretário nacional de Alfabetização, Carlos Nadalim. Assim como o atual titular do MEC, Nadalim é discípulo de Olavo de Carvalho.

Segundo a jornalista Jussara Soares, do Estado de S. Paulo, o ex-capitão pretende atender a ala ideológica do governo com a nomeação. Alguns dos olavistas mais fervososos estariam insatisfeitos com a possível queda de Weintraub.

Nadalim é sócio do Arno Alcântara Júnior, dono do site O Brasil Sem Medo, de Olavo de Carvalho. Em fevereiro, o guru bolsonarista rasgou elogios ao programa Tempo de Aprender, laçado pelo secretário.

Ex-coordenador pedagógico na escola Mundo do Balão Mágico, em Londrina, e responsável por ensinar 1.630 pais pela internet a alfabetizarem seus filhos, Carlos Nadalim assumiu a Secretaria de Alfabetização do MEC com o objetivo de “libertar mentes escravas das ideias de dominação socialista” e “preparar cidadãos para o mercado de trabalho”.

Defensor da educação em casa – um conceito difundido como Homeschooling, especialmente nos Estados Unidos -, Nadalim diz que a “letargia do Estado” está levando muitos pais a educar os próprios filhos.

Reação de olavistas

O empresário Otavio Fakhoury, um dos alvos do inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga disseminação de fake news e ataques virtuais contra o STF, foi um dos que criticou Bolsonaro pela saída iminente de Weintraub.

“Já está claro que o establishment quer a saída de Abraham Weintraub . Pergunta: Jair Bolsonaro se entregou ao sistema?”, escreveu Fakhoury no Twitter.

Olavismo na Educação

Caso se concretize a nomeação de Nadalim, ele será o terceiro seguidor de Olavo de Carvalho no comando da pasta. Antes de Weintraub, Ricardo Vélez Rodríguez chefiou o MEC por cerca de cinco meses.