Bolsonaro volta atrás e Damares deve anunciar distribuição de absorventes

Além de defender o veto cruel do presidente ao projeto, ministra chegou a questionar se a prioridade era a vacina contra a Covid-19 ou o item de higiene

Depois de defender o cruel veto de Jair Bolsonaro e questionar se a prioridade era “vacina ou absorvente”, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, disse que vai anunciar nos próximos dias o programa do governo federal para a distribuição do item de higiene para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Na última semana, Bolsonaro aprovou o PL 4.968/19, de autoria da deputada federal Marília Arraes (PT-PE), que institui o Programa de Promoção Menstrual, mas deixou de fora o artigo que previa a distribuição do item de higiene. O principal argumento é que o projeto aprovado pelo Congresso não previu fonte de custeio para as medidas.

Damares fez o anúncio após reunião com o presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos e da Justiça Social, o deputado federal Roberto de Lucena (Podemos-SP). Em publicação no Instagram, ela afirmou, ainda, que o programa já estava sendo discutido há meses dentro do governo, apesar de nunca ter falado nada parecido.

“Garanti ao parlamentar que nos próximos dias vamos anunciar o Programa do governo federal para distribuição de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade. Programa que já estava sendo discutido há meses dentro do governo”, escreveu Damares. Vale lembrar que a própria ministra declarou a repórteres no Paraná que é preciso escolher qual será a prioridade: a vacina contra Covid-19 ou os itens de higiene.

“O nosso governo já estava apresentando esse programa, não foi entregue por causa da pandemia. Hoje, a gente tem que decidir, a prioridade é vacina ou é absorvente?”, questionou. “As mulheres pobres sempre menstruaram nesse Brasil e a gente não viu nenhum governo se preocupar com isso. E agora, o Bolsonaro é o carrasco porque não vai distribuir esse ano. É uma questão de prioridade, não vamos tirar o arroz da cesta básica para colocar o absorvente”, acrescentou.

Notícias relacionadas

Avatar de Carolina Fortes

Carolina Fortes

Repórter colaborativa no site Emerge Mag e antiga editora-assistente no site da Jovem Pan. Ex-repórter no site Elástica. Formada em jornalismo e faz a segunda graduação em Letras na Universidade de São Paulo (USP). Acredita no jornalismo como forma de impacto social e defende maior inclusão e representatividade.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR