
Apoiadores de Jair Bolsonaro no Twitter, acompanhados de perfis robôs e falsos, levaram, nesta quarta-feira (31), a hashtag #DireitaCensurada ao topo dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Eles estão revoltados com o fato de que alguns perfis bolsonaristas foram suspensos e bloqueados por divulgarem fake news e discurso de ódio. Esta não é a primeira vez que o Twitter faz uma ação contra este tipo de conta.
Um dos perfis suspensos é o “Isentões”, um dos maiores entre os bolsonaristas. Com quase 300 mil seguidores, o perfil divulgava “matérias” pró-Bolsonaro e contra opositores. De acordo com seguidores, o “Isentões” foi suspenso após divulgar uma notícia de que o apresentador Edgar Picolli teria recebido R$1,7 milhões do governo Temer, o que é falso. Picolli tem sido alvo dos bolsonaristas nos últimos dias por tecer críticas ao governo em seu programa na Jovem Pan.
Para os apoiadores do governo na rede social, a suspensão de perfis promovida pelo Twitter, uma empresa privada, seria uma forma de “censura”.
A tag #DireitaCensurada, no entanto, também vem sendo utilizada por perfis de pessoas que fazem oposição ao governo, como forma de ironizar os bolsonaristas revoltados. Muitos lembraram que, enquanto os apoiadores de Bolsonaro reclamam de “censura”, o governo que defendem desfere, constantemente, ataques contra a imprensa.
Confira abaixo parte da repercussão.
#DireitaCensurada
Cadê a liberdade de expressão ?Pq só conta da direita é derrubada ? Censura, dp o PR que é ditador. Censura,censura, censura…. pic.twitter.com/Q0kyMWcMNq— Rose (@roselaranja) July 31, 2019
Vão continuar tentando, mas não conseguirão! Somos o exército do nosso Presidente, exército forte! Somos a maioria, somos mais de 56 milhões! Direita unida sempre! Não conseguirão nos calar! #DireitaCensurada
— Dayse Paraiso (@DayseParaiso) July 31, 2019
Glenn Greenwald valeu-se de hackers e de invasão de privacidade e dados sigilosos para prejudicar as autoridades brasileiras, não sofreu qualquer punição.
O @lsentoes divulgou dados do PORTAL DA TRANSPARÊNCIA, dados públicos de @Edgard_Piccoli e foi censurado! #DireitaCensurada
— Professor Igor Guedes ???? (@professorigor) July 31, 2019
Bloquearam o perfil @Isentoes
Pra variar, apenas grandes perfis de DIREITA são bloqueados no Twitter.
APENAS DE DIREITA!
Enquanto isso, a Esquerda
-Diz o que quer
-Ameaça quem quer
-Xinga quem querE nada acontece!
INACEITÁVEL! #DireitaCensurada
— Henrique (@henriolliveira) July 31, 2019
A PIOR PARTE
DA CENSURA É ?????
Mais uma vez perfis amigos de direita tiveram suas contas suspensas
VAMOS APOIAR A TAG
????#DireitaCensurada pic.twitter.com/VI7oMQDF2P— Gabriel ?? (@88gaels) July 31, 2019
#DireitaCensurada O @Twitter derrubou o perfil @isentoes SEM QUALQUER explicação. Vamos subir a TAG migrar para o @getongab.
— Allan dos Santos (@allantercalivre) July 31, 2019