Eduardo Bolsonaro ajudou Allan dos Santos a fugir do país, apontam mensagens

O blogueiro bolsonarista é investigado pelo STF por disseminação de fake news

Mensagens interceptadas pela Polícia Federal (PF) através da CPI do Genocídio mostram que o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho 03 do presidente Jair Bolsonaro, ofereceu ajuda para o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, do Terça Livre, sair do país.

“Allan. Me passa o passaporte, seus filhos, seu, sua esposa. O que você precisa”, diz Eduardo, em troca de mensagens divulgada por Constança Rezende e Renato Machado, na Folha de S. Paulo. O diálogo aconteceu em junho de 2020, quando Allan já era investigado no Supremo Tribunal Federal (STF) por disseminação de fake news.

“Ok. Passaporte: só eu tenho. E minha esposa: passaporte expirado. Trump está ligando para seu pai às 17h”, respondeu o blogueiro.

Depois, Eduardo volta a falar com Allan sobre os passaportes para conseguir fazer a retirada na PF.

Allan dos Santos deixou o Brasil em julho rumo aos Estados Unidos em 2020, um mês após os diálogos.

Eduardo Bolsonaro articulou patrocínio da Havan

Outras conversas obtidas pela CPI mostram ainda que Eduardo Bolsonaro intermediou contato entre Allan e o empresário bolsonarista Luciano Hang em busca de patrocínio.

“Preciso que você me coloque em contato com o Luciano Hang”, diz Allan para Eduardo.

“Quer que eu fale algo a ele para te introduzir?”, responde o filho do presidente, após enviar o contato do empresário.

Publicidade

“É melhor”, concorda Allan.

“Mandei mensagem para o Hang, assim que ele me responder te passo”, diz Eduardo Bolsonaro ao blogueiro.

Publicidade

“Ele disse que você pode entrar em contato com ele. Falei que você é o nosso cara da imprensa para um projeto que desenvolvemos aqui nesta semana de aulas com o Olavo”, retornou novamente o filho presidencial 03, orientando Allan a procurar Hang.

Quatro meses após o primeiro contato com Eduardo Bolsonaro, Allan dos Santos confirma que a intermediação deu certo e diz que “Luciano Hang tá dentro. Patrocínio para o programa”.

Após a revelação das mensagens, Hang e Allan negaram que tenham firmado parceria.

Confira aqui a reportagem da Folha com as mensagens

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Lucas Rocha é formado em jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ e cursa mestrado em Políticas Públicas na FLACSO Brasil. Carioca, apaixonado por carnaval e pela América Latina, é repórter da sucursal do Rio de Janeiro da Revista Fórum e apresentador do programa Fórum Global