Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
03 de setembro de 2019, 16h20

Embaixada nos EUA: Eduardo Bolsonaro já tem pequena maioria no Senado, diz presidente de comissão

Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, apontou um cenário positivo para a confirmação de Eduardo Bolsonaro para a embaixada do Brasil nos EUA; placar, no entanto, é apertado

Foto: Reprodução

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) já teria apoio suficiente no Senado para ser chancelado como embaixador do Brasil nos Estados Unidos. A informação é de Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores da Casa.

Em entrevista ao Poder 360, o senador disse que o filho do presidente Jair Bolsonaro tem 9 votos a favor de sua indicação e 7 votos contra. Três senadores ainda estariam indecisos.

“Há um equilíbrio, uma tendência ligeira de 1 favoritismo dele, isso na comissão. 9 a 7 a favor dele e 3 indecisos. E os 3 indecisos são altamente técnicos. Vão esperar a sabatina para ver como vai ser o desempenho. A sabatina é importante, dá para ver quando um cara vai bem, quando não vai”, disse Trad.

O dia da sabatina e da votação no Senado ainda não tem data definida. Para que isso aconteça, o Planalto deve enviar uma mensagem ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP) que, por sua vez, designa ao presidente da Comissão de Relações Exteriores o início dos trabalhos.

Por temer uma derrota, o presidente Jair Bolsonaro ainda não enviou a mensagem, enquanto tenta fazer articulações para angariar votos.

Nepotismo 

O filho do presidente enfrentará votação delicada no Senado. A Consultoria Legislativa da Casa já deu um parecer que enquadra a indicação como nepotismo. O texto argumenta que o cargo em questão é comissionado comum e que um decreto de 2010 proibiria a indicação do filho 03.

Jair Bolsonaro, no entanto, segue na tentativa de ter uma vitória robusta no Senado e emplacar o filho, uma das prioridades de seu governo nos últimos tempos. O presidente deve liberar cargos e dinheiro para emendas de senadores para que a indicação de Eduardo seja aprovada na Comissão de Relações Exteriores da casa.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum