Exclusivo: Padilha convida ministro da Saúde para conhecer Araraquara e sucesso do lockdown

"Se tivéssemos outras Araraquaras, não estaríamos no dia de hoje tendo que assistir a um novo recorde de mortes pela Covid-19", disse o ex-ministro à Fórum

O deputado federal e ex-ministro Alexandre Padilha (PT-SP) apresentou um ofício nesta terça-feira (16) convidando o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para conhecer o sucesso de Araraquara no combate à pandemia de Covid-19 em razão da adoção de um isolamento social rígido (lockdown) no município. A cidade, governada por Edinho Silva (PT), decidiu adotar o lockdown logo que foram diagnosticados os primeiros casos da nova cepa do Sars-Cov-2, em fevereiro.

O convite do parlamentar ao ministro surge após Queiroga dizer à CNN Brasil que “não pode ser política de governo fazer lockdown”, acompanhando o entendimento do presidente Jair Bolsonaro.

“Se mesmo com tantas evidências o novo ministro ainda não está convencido de resultados positivos do lockdown, quero convidá-lo para conhecer a experiência local de Araraquara. Graças à ousadia do prefeito Edinho Silva, evitou-se um colapso completo do sistema de saúde e antecipou o que estava por vir no Brasil no mês de março”, disse Padilha à Fórum.

“Se tivéssemos outras Araraquaras, não estaríamos no dia de hoje tendo que assistir a um novo recorde de mortes pela Covid-19”, completou.

No ofício, obtido pela Fórum, Padilha aponta que “a medida aplicada em Araraquara foi um sucesso: queda de 50% na transmissão do vírus; queda de 43% na média móvel diária de casos e de 28% na quantidade de internações. No primeiro dia de restrições mais rígidas, em 21 de fevereiro, a média móvel diária de novos casos era de 189,5. No último dia 10 de março, o número estava em 108 (queda de 43%)”.

“Considerando a mais recente fala de vossa Excelência sobre a desnecessidade de implementação de medidas mais drásticas por parte deste Ministério no enfrentamento da pandemia, é o presente ofício para lhe fazer o convite de visitar a cidade de Araraquara/SP para ouvir, no local, gestores, profissionais da saúde e autoridades e poder ver os efeitos que a aplicação de restrição efetiva de circulação gerá efeitos contundentes na redução do número de mortos e na transmissão do Sars-Cov-2. Me disponho, inclusive a acompanhar v. Excelência”, disse ainda.

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Lucas Rocha é formado em jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ e cursa mestrado em Políticas Públicas na FLACSO Brasil. Carioca, apaixonado por carnaval e pela América Latina, é repórter da sucursal do Rio de Janeiro da Revista Fórum e apresentador do programa Fórum Global

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR