Exclusivo: Filiação de prefeitos fortalece construção de palanque leal a Lula no Ceará, diz José Airton

O deputado federal José Airton defende candidatura própria do PT no Ceará e colocou seu nome à disposição do partido; o governador Camilo Santana (PT) apoia coligação com o PDT

O deputado federal José Airton participou do evento de filiação de prefeitos do Ceará ao PT | Foto: Reprodução/Instagram
Escrito en POLÍTICA el

O ato de filiação que levou 12 prefeitos do Ceará ao Partido dos Trabalhadores deve pesar na composição da chapa que o PT irá integrar para o governo estadual nas eleições de outubro. A legenda agora comanda 29 das 184 prefeituras do Ceará e se tornou o segundo partido a controlar mais municípios cearenses.

O deputado federal José Airton (PT-CE) foi um dos presentes no encontro e disse à Fórum que a vinda dos prefeitos fortalece o protagonismo do PT no estado e impacta na formação do palanque estadual. Airton, que já concorreu ao governo estadual em duas oportunidades, defende candidatura própria e colocou seu nome à disposição do PT.

"Considero que foi um dia decisivo para o PT no momento em que estamos vivendo essa conjuntura difícil em que o Brasil está passando. Precisamos fortalecer a luta do nosso povo em defesa da democracia e de um país mais justo e solidário", declarou o deputado à Fórum.

"A vinda desses prefeitos para o Partido dos Trabalhadores é importante porque fortalece essa luta política, e consequentemente, o protagonismo do PT no Ceará. Continuamos dialogando, reunindo as forças políticas para que possamos construir um palanque leal e forte para o presidente Lula em nosso Estado", completou José Airton.

O ex-presidente Lula defende candidatura própria no estado, enquanto parte da legenda acredita na manutenção de uma coligação com o PDT – que deve lançar Roberto Cláudio, ex-prefeito de Fortaleza na disputa.

O governador Camilo Santana (PT), próximo da da família Ferreira Gomes - do presidenciável Ciro Gomes (PDT) e do senador Cid Gomes (PDT) -, está entre os defensores dessa coligação. O deputado federal José Guimarães (PT-CE), vice-líder da Minoria na Câmara, também apoia uma frente com o PDT.

José Guimarães também participou do evento de filiação dos prefeitos e disse que o PT "está mais forte do que nunca e preparado para construir um palanque forte para Lula no Ceará".