Entrevista exclusiva com Lula
27 de novembro de 2019, 18h38

Internautas desconfiam que pena de 17 anos para Lula no TRF-4 não é só coincidência

A teoria lembra que o ex-presidente tinha pena de quase 13 anos (número do PT), que foi aumentada para 17 (número do PSL)

Foto: AF Rodrigues

Depois que o presidente do TRF-4, Thompson Flores, seguiu o relator João Pedro Gebran Neto e o revisor Leandro Paulsen, o que fez a corte, por unanimidade, aumentar a pena do ex-presidente Lula de quase 13 anos para 17 anos, 1 mês e 10 dias, no caso do sítio de Atibaia, internautas reagiram.

O advogado Márcio Augusto Paixão, por exemplo, observou uma suposta coincidência com os números que identificam as penas de Lula. Ele postou a seguinte mensagem em sua página no Facebook.

Não é sócio Fórum? Quer ganhar 3 livros? Então clica aqui.

“Depois de divulgarem maciçamente, em todas as mídias, que Lula havia sido condenado a 13 anos no caso do sítio (rectius, 12 anos e 11 meses), relator majora a pena, fixando-a em 17, anos em julgamento no TRF-4.

Tenho grande dificuldade em acreditar que algum magistrado possa levar em consideração os números dos partidos políticos para definição de uma pena criminal (aliás, não sei o que pretenderia com isso) – mas posso afiançar que, desde uma semana atrás, circulavam boatos indicando que o voto do relator seria dado com essa pena e movido com esse intuito. Observem que o voto estava pronto desde muito antes da fundação da Aliança Pelo Brasil com o número 38.

Deixo a cargo do leitor acreditar ou não nisso: que essa coincidência (quantidade de pena com o número do PSL) decorreria de um propósito deliberado em aludir ao número 17”.

Moro e o “nine”

Outro internauta lembrou que em 2017 o então juiz Sérgio Moro, condenou o ex-presidente a nove anos e meio de prisão no caso do triplex do Guarujá. Algumas pessoas levantaram a teoria de que o nove seria alusivo à forma desrespeitosa pela qual Moro chama Lula nos bastidores: “nine”, em referência aos nove dedos da mão esquerda do ex-presidente.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum