#Fórumcast, o podcast da Fórum
16 de outubro de 2019, 16h13

Leonardo Boff: “Ciro Gomes precisa se curar”

"Quem é sadio pode ficar doente. Ele está doente. Precisa de cura urgente para ser político", disse o teólogo, citando uma "doença de verborréia ofensiva"

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O teólogo Leonardo Boff usou as redes sociais nesta quarta-feira (16) para comentar os ataques feitos pelo ex-ministro Ciro Gomes ao PT, ao PSOL e ao PSB. Segundo Boff, que já foi vítima da metralhadora do candidato à presidência nas eleições de 2018, Ciro precisa ser enviado a um mosteiro para que monges ajudem-no a cuidar do que o religioso considera uma “doença da verborréia ofensiva, que não perdoa aliados”.

“A única solução para Ciro-metralhadora xiita é enviá-lo ao mosteiro terapista em Campo do Tenente-PR, onde os monges nunca falam. Assim se curará da doença de verborréia ofensiva. Quem é sadio pode ficar doente. Ele está doente. Precisa de cura urgente para ser político”, disse Boff, um dos principais expoentes da Teologia da Libertação, ao comentar matéria publicada pela Fórum.

O texto faz referência a uma entrevista dada por Ciro ao Estado de Minas em que ele chama o PT de ladrão, critica PSOL e PSB e elogia Rodrigo Maia. Além disso, Ciro compara Lula a Bolsonaro e diz que o ex-presidente está “confortável” na prisão em Curitiba.

Em novembro do ano passado, Boff minimizou os ataques feitos por Ciro contra ele. O pedetista disse que o teólogo era um “bosta”, “bajulador de Lula”.

“Considero Ciro Gomes uma das maiores e imprescindíveis lideranças do Brasil. Ele é importante para a manutenção da democracia e dos direitos sociais. Ele ajuda a alargar os horizontes dos problemas que enfrentamos com o seu olhar próprio. O que faz e diz é dito e feito com paixão. Entretanto, a paixão necessária nem sempre é uma boa conselheira. Creio que foi o caso de sua crítica a mim chamando-me com um qualificativo que não o honra”, disse na ocasião.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum