Luiz Fux ainda vê caminhos para impedir candidatura de Lula em 2022, diz site

Para o presidente do STF, impedir a candidatura de Lula poderia evitar riscos de ruptura democrática em 2022

O ministro Luiz Fux, presidente do STF - Foto Fellipe Sampaio/STF
Escrito en POLÍTICA el

Atualizado às 13h de quarta-feira (30)*

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux afirmou a interlocutores que ainda enxerga caminhos para reverter a decisão do colega, ministro Edson Fachin, que permite o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participar das eleições no ano que vem.

De acordo com informações do canal My News, Fux mencionou o uso do princípio da moralidade, dentro da Lei da Ficha Limpa, para barrar a candidatura. 

O presidente do STF disse ainda temer que eventual eleição do petista possa acirrar os ânimos com as Forças Armadas. Para ele, impedir a candidatura de Lula poderia evitar riscos de ruptura democrática em 2022.

A reportagem diz que a opinião de Fux não é compartilhada pelos demais ministros da Corte. Para os magistrados, seria muito difícil justificar juridicamente qualquer interpretação tendo em vista não haver condenações contra o petista.

Líder nas pesquisas

Pesquisa Ideia, encomendada pela revista Exame, divulgada nesta sexta-feira (25) mostra que o ex-presidente Lula venceria as eleições presidenciais em todos os cenários caso a votação acontecesse hoje. Ao mesmo tempo, o estudo confirma o derretimento da popularidade de Jair Bolsonaro (Sem partido) diante das suspeitas de corrupção na compra da Covaxin.

Na pesquisa espontânea, quando não são revelados os nomes dos candidatos, Lula é lembrado por 22% do eleitorado, Bolsonaro por 19% e Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro com 6%. Foram mencionados ainda Sergio Moro e João Doria (PSDB), com 2%, e Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Tasso Jereissati (PSDB), com 1%.

No cenário mais provável, com Ciro e Doria, Lula lidera com 39% das intenções de voto contra 31% de Bolsonaro. O pedetista soma 14% e o tucano, 8%.

Os advogados de Lula já venceram 15 das 17 denúncias a que o ex-presidente responde. Leia mais aqui.

Atualização

*O Canal MyNews publicou a seguinte nota da assessoria do ministro Luiz Fux, às 17h35 desta terça-feira: “Ao contrário do publicado, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, jamais se manifestou sobre as condições de elegibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com as legislação, cabe à Justiça Eleitoral com base nas regras vigentes avaliar se um candidato preenche ou não os requisitos para ser eleito”.

Apesar da nota, o Canal MyNews afirma que mantém a informação.

Temas