Lula almoça com Sarney em Brasília uma semana após tentativa de aproximação de Bolsonaro com o emedebista

Petista tem se reunido com lideranças de diferentes partidos políticos na capital federal para discutir o combate à pandemia e as eleições de 2022

Foto: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Lula segue com sua intensa agenda de reuniões políticas em Brasília e, nesta quinta-feira (6), almoçou com o ex-presidente José Sarney (MDB), que está com 91 anos.

O conteúdo da conversa entre os dois ex-mandatários não foi revelado, mas Lula está de olho nas eleições de 2022 e o apoio do MDB em palanques regionais seria bem-vindo ao petista. Uma foto do encontro entre os dois foi divulgada nas redes sociais do próprio Lula.

https://twitter.com/LulaOficial/status/1390398072014974976

À Folha de S. Paulo, a presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann, não deu detalhes do almoço entre Lula e Sarney, mas afirmou que ambos queriam se ver. "O presidente queria vê-lo, também a dona Marly [esposa de Sarney], então, foi fazer uma visita. O presidente Sarney tem um grande carinho pelo presidente Lula, um grande respeito, e é recíproco também", declarou.

A visita de Lula a Sarney ocorre pouco mais de uma semana após Bolsonaro procurar o emedebista, em uma clara tentativa de aproximação com o MDB, visto que o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura as omissões do governo federal no combate à pandemia, a CPI do Genocídio, é Renan Calheiros, um dos caciques do partido.

“O Renan é mesmo muito amigo do Lula?”, teria indagado Bolsonaro a Sarney.

Leia também: Lula faz uma série de reuniões em Brasília e “bagunça” o jogo político

Lula, entretanto, está tendo mais sucesso que Bolsonaro na tentativa de aproximação com o partido. Nesta semana, além do ex-presidente, o petista esteve com outras lideranças do MDB, como o senador Jader Barbalho (MDB-PA), o líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL), e o ex-senador Eunício Oliveira (CE). Além disso, Lula estaria em constante contato com Renan Calheiros via telefone.

Ao longo de sua estadia em Brasília, Lula já se reuniu com embaixadores de outros países e inúmeros nomes do meio político, de diferentes partidos, como Marcelo Freixo (PSOL-RJ), Alessandro Molon (PSB-RJ), Fabiano Contarato (Rede-ES), Gilberto Kassab (DEM), Rodrigo Maia (DEM-RJ), entre outros.