Lula e FHC assinam nota em defesa de Alberto Fernández contra medidas de Guedes no Mercosul

Argentina diz que propostas do governo Bolsonaro no bloco coloca em risco a indústria do país

Lula e FHC - Foto: Ricardo StuckertCréditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Lula fizeram uma nota juntos para apoiar o presidente da Argentina, Alberto Fernández, contra decisões do governo de Jair Bolsonaro no Mercosul que prejudicam o país vizinho.

"Concordarmos com a posição do presidente da Argentina, Alberto Fernández, de que este não é o momento para reduções tarifárias unilaterais por parte do Mercosul, sem nenhum benefício em favor das exportações do bloco. Concordamos também que é necessário manter a integridade do bloco, para que todos os seus membros desenvolvam plenamente suas capacidades industriais e tecnológicas e participem de modo dinâmico e criativo na economia mundial contemporânea", afirma a nota.

Segundo a coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, propôs uma redução tarifária unilateral no âmbito do Mercosul. A Argentina alerta, no entanto, que a medida colocaria em risco a indústria do país.

Com isso, os argentinos defendem percentuais menores de reajuste e querem que o corte incida principalmente em bens intermediários, de forma a preservar as tarifas dos produtos finais.

A nota dos ex-presidentes é mais um ato de união que ocorre nas últimas semanas. No último dia 20, a equipe de Lula compartilhou nas redes sociais uma foto de um encontro que o petista teve com FHC. Os dois almoçaram juntos em São Paulo, a convite do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim.

Temas