Lupi vai entrar com ação no STF contra votação remota na PEC dos Precatórios

Bancada do PDT votou a favor da PEC, mas presidente do partido se posicionou contra e Ciro suspendeu a candidatura

Foto: Divulgação/PDT
Escrito en POLÍTICA el

O presidente do PDT, Carlos Lupi, afirmou nesta quinta-feira (4) que está dando entrada com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a determinação do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, de autorizar 23 parlamentares em viagem a votar remotamente na PEC dos Precatórios.

Com manobra de Lira, a Câmara aprovou nesta madrugada a proposta defendida pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro Paulo Guedes como forma de estabelecer o Auxílio Brasil, programa temporário que surge para substituir o consolidado Bolsa Família. Parlamentares de oposição apelidaram a proposta como “PEC do calote” e “PEC da chantagem“.

Horas antes da votação, a Mesa Diretora editou um ato que autoriza que deputados que estejam em viagem – em "missão autorizada pela Câmara" – participem a distância das votações em plenário. A permissão foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da Câmara no fim da tarde de ontem e, com isso, já entrou em vigor.

A medida permitiu que deputados da comitiva enviada à COP26 em Glasgow, na Escócia, participassem da votação da PEC dos Precatórios, que conseguiu 312 votos favoráveis e 144 contrários. Entre os partidos de oposição, somente o PDT orientou voto a favor da proposta encabeçada pelo governo Bolsonaro. 

A posição do partido gerou revolta de apoiadores e partidos da oposição nas redes sociais. O jornalista Ricardo Noblat afirmou que, na mesma tarde, Lupi havia dito que a sigla votaria contra.

https://twitter.com/BlogdoNoblat/status/1456121976238522368?s=20

O descontentamento geral fez com que Ciro Gomes (PDT-CE) avisasse nesta manhã, através de sua conta do Twitter, que coloca a sua pré-candidatura à Presidência “em suspenso”.

"A mim só me resta um caminho: deixar a minha pré-candidatura em suspenso até que a bancada do meu partido reavalie sua posição. Temos um instrumento definitivo nas mãos, que é a votação em segundo turno, para reverter a decisão e voltarmos ao rumo certo", escreveu.

https://twitter.com/renato_rovai/status/1456109824589144065?s=20