Maia se une a Guedes contra Rogério Marinho pelo Teto de Gastos

Recém-reconciliada, a dupla une esforços para conter os investimentos pretendidos pelo ministro do Desenvolvimento

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia e o ministro da economia, Paulo Guedes (Agência Brasil)
Escrito en POLÍTICA el

A reconciliação do ministro Paulo Guedes, da Economia, com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), parece que vai fazer crescer a pressão contra o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e seus planos de implementar um programa de desenvolvimento.

Segundo informações do jornalista Igor Gadelha, da CNN Brasil, Maia teria dito em conversa com Marinho que o ministro está errado ao defender o aumento de gastos. O ex-tucano é classificado por Guedes como "fura-teto".

Após os embates públicos, a dupla Maia e Guedes parece estar disposta a manter o teto de gastos a qualquer custo, enquanto Marinho e deputados do bloco do centrão tentam convencer o presidente Jair Bolsonaro de que é necessário fazer mais investimentos em meio à crise instaurada pela pandemia do novo coronavírus.

Um dos pontos mais críticos é a criação do Renda Cidadã, que tem como objetivo substituir o Bolsa Família e atender aos beneficiários do auxílio emergencial, que acaba em dezembro. O programa seria lançado nesta quarta, mas Bolsonaro desistiu em razão das dúvidas sobre as fontes de financiamento.

Nesta quarta, Guedes ainda garantiu que o auxílio não será estendido até 2021 e Maia declarou que pretende votar o texto do substituto até dezembro.