Ministério da Saúde desautoriza campanha de vacinação de Doria: “Não haverá ninguém privilegiado”

Secretário executivo do ministério da Saúde afirmou que "toda vacina deverá obedecer ao Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde”

João Doria (PSDB) mostra dose da CoronaVac em entrevista coletiva (Foto Divulgação/Governo do Estado de SP)
Escrito en POLÍTICA el

O estado de São Paulo não poderá executar sua campanha de vacinação por conta própria. O secretário executivo do ministério da Saúde, Élcio Franco, explicou, nesta quinta-feira (7), que a vacinação ocorrerá de forma simultânea em todo país.

Sobre a campanha de vacinação anunciada pelo governador de São Paulo, João Doria, Franco afirmou que "toda vacina deverá obedecer ao Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

“A medida prevê que toda vacina deverá obedecer ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19. Vou remeter à lei 8080. O SUS é para todos. É para todo o Brasil, para todas unidades da federação”, disse.

O ministro acrescentou ainda em seu pronunciamento que a imunização se iniciará de forma simultânea em todas unidades da federação. Não haverá ninguém privilegiado.

Para justificar a posição do Ministério, Franco citou ainda os princípios do SUS, que são a integralidade, a universalidade e a equidade

25 de Janeiro

O secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse nesta quinta-feira (7) em entrevista ao programa “Bastidores do Poder”, da Rádio Bandeirantes, que a vacinação contra a Covid-19 vai começar no estado no máximo dia 25 de janeiro.

A declaração foi dada depois de o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ter anunciado nesta quinta-feira que o governo federal vai comprar 46 milhões de doses da Coronavac. A vacina, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, está sendo fabricada no Brasil pelo Instituto Butantan, ligado ao governo paulista. Antes do anúncio de que ela seria incorporada ao Programa Nacional de Imunização, era com essas doses que São Paulo planejava começar sua campanha.