Moro comemora fim dos motins de PMs no Ceará: "Prevaleceu o bom senso"

Como parte do acordo, o Exército vai acompanhar os processos que podem resultar na expulsão dos policiais que ficaram amotinados por 13 dias

Reprodução/TV Cultura
Escrito en POLÍTICA el

O ministro da Justiça, Sergio Moro, usou suas redes sociais na noite deste domingo (1) para celebrar o fim do motim de policiais militares no Ceará. Além de chamar a paralisação de "greve", algo que é proibido por lei à categoria, Moro diz que "prevaleceu o bom senso, sem radicalismos" nas negociações.

"Recebo com satisfação a notícia sobre o fim da greve dos policiais no Ceará. O Gov Federal esteve presente, desde o início, e fez tudo o que era possível dentro dos limites legais e do respeito à autonomia do Estado. Prevaleceu o bom senso, sem radicalismos. Parabéns a todos", escreveu no Twitter.

PMs devem retornar ao trabalho já nesta segunda-feira (2) e não terão direito à anistia, algo que foi acertado dentro da negociação. Contudo, policiais terão acompanhamento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Defensoria Pública e o Exército durante os procedimentos legais. 

O acordo também prevê que o governo do Ceará não realize transferências de policiais para trabalhar no interior do estado pelos próximos 60 dias.

Uma das consequências do motim de PMs foi o aumento da criminalidade no estado. Segundo dados Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, o Ceará teve 29 mortes registradas entre as 6h de quarta (19) e às 6h de quinta (20). Os números extrapolam a média de 6 assassinatos por dia registradas no estado de 1º de janeiro a 18 de fevereiro.

Confira:

https://twitter.com/SF_Moro/status/1234283869756698624


Temas