Moro, que não decola nas pesquisas, diz que temem sua candidatura à Presidência; veja vídeo

O ex-juiz anunciou que não será candidato ao Senado; Fábio Faria disse que ele é visto como uma “poupança” de votos para o segundo turno por Bolsonaro

Moro: Foto: Reprodução de vídeo
Escrito en POLÍTICA el

O pré-candidato à Presidência Sérgio Moro (Podemos) anunciou durante entrevista à rádio Isso é Bahia, nesta segunda-feira (17), que não será candidato ao Senado.

De acordo com ele, “tem muita gente mentindo na cara dura por aí porque tem medo de uma candidatura minha à Presidência”.

Apesar de não decolar nas pesquisas (veja abaixo), Moro considera que sua participação nas eleições tem a capacidade “de romper essa polarização que não interessa a nenhum brasileiro, não interessa a ninguém”.

https://twitter.com/SF_Moro/status/1483078393814032387

Pesquisas

Pesquisa Ipespe realizada entre 10 e 12 de janeiro, mostra Moro com apenas 9% das intenções de votos. De acordo com o levantamento, Lula, pré-candidato do PT à Presidência, está próximo de uma vitória no primeiro turno das eleições de outubro. Os números são parecidos com a da pesquisa anterior, divulgada pelo instituto no final de dezembro.

Leia também:
Pesquisa Exame/Ideia: Lula cresce, lidera com folga e vence todos no segundo turno
Lula vence eleições no primeiro turno, confirma pesquisa Quaest

Nos dois cenários estimulados já divulgados, Lula tem 44% dos votos. Bolsonaro tem 24% com Moro e 25% sem seu ex-ministro.

O ex-juiz da Lava Jato marca 9%. Sem ele, Ciro Gomes (PDT) surge como principal candidato da terceira via, com os mesmos 9%.

João Doria (PSDB), vem em seguida nos dois cenários – 2% com Moro e 3% sem o candidato do Podemos. Simone Tebet (MDB) tem 1% com o ex-juiz e 2% sem ele.

Rodrigo Pacheco (PSD), Felipe D’Ávila (Novo) marcam 1% nos dois cenários. Sem Moro, Alessandro Vieira (Cidadania) também tem 1%.

Com o ex-ministro de Bolsonaro, brancos e nulos somam 6% e indecisos 7%. Sem ele, os índices são de 11% e 5% respectivamente.

Poupança de votos

Em entrevista à Tribuna do Norte, o ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD-RN), afirmou que Moro é visto como uma “poupança” de votos para o segundo turno por Bolsonaro. Internamente, a torcida é para que Moro rompa a barreira dos 10% das intenções de voto.

“Moro é a poupança de Bolsonaro para o segundo turno. Guarda os votos de Bolsonaro para o segundo turno. Torço para que Moro quebre esse teto que acho que ele tem, de 10% a 15%. Por mim, ele tem 20%. Se Moro tiver 20% no primeiro turno, 100% dos votos vão para Bolsonaro, nulo ou branco, nenhum vai pra Lula”, disse Faria, fazendo uma projeção própria sobre a votação.

Temas