Novo diretor da Capes diz em vídeo que ama dois homens: “meu filho e meu presidente”

Professor faz parte do grupo Docentes pela Liberdade, que quer “escola com partido”. Veja o vídeo aqui

Foto: Reprodução Vídeo
Escrito en POLÍTICA el

O Novo diretor de Avaliação da Capes, o professor da Biologia Celular na UnB, Marcelo Hermes-Lima, professor da UnB, gravou vídeo onde confessa seu amor ao presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ).

Com uma foto do presidente nas mãos, o biólogo diz: “Pessoal, esta aqui é a minha manifestação em favor dos homens que eu amo. Eu amo meu filho e meu presidente. Meu pai já está no céu, então sobram esses dois homens na minha vida”, afirma.

Veja o vídeo abaixo:

Hermes-Lima faz parte de um grupo de professores universitários bolsonaristas que lançou, em julho de 2019, uma associação que pretende influenciar dentro das salas de aula. Críticos de esquerda, os docentes defendem pautas conservadoras e organizam eventos para divulgar o movimento Docentes Pela Liberdade (DPL).

Na ocasião, o biólogo afirmou que o grupo não se limita à direita. “O termo direita tem uma conotação ruim porque exclui quem é de centro”, disse à Folha. Ele diz que a universidade não é plural.

O governo Bolsonaro tem aparelhado as universidades públicas federais. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, nomeou o servidor Josué de Oliveira Moreira, filiado ao PSL desde 2018, como reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Moreira não concorreu às eleições para o cargo no fim do ano passado.

As eleições do IFRN aconteceram em dezembro. Weintraub, no entanto, ignorou o fato de que o professor José Arnóbio de Araújo Filho, atual diretor geral do campus do IFRN Central, foi eleito reitor após ter 48,25% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou Wyllys Abel Farkatt Tabosa, reitor da gestão passada, com 42,26%.