Quilombo do MST resiste à PM de Zema sem acesso à água, comida e sob risco de contaminação

O MST alerta ainda para o risco de contágio por Coronavírus pois, “não há como evitar aglomeração. Policiais também podem estar se contaminando”

Foto: MST
Escrito en POLÍTICA el

De acordo com as primeiras informações desta sexta-feira (14), que chegam do acampamento do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) no Quilombo do Campo Grande, Sul de Minas Gerais, a tentativa de despejo por parte da Polícia Militar de Minas Gerais continua, mas as famílias resistem.

Foto: MST

De acordo com nota do MST, “as famílias estão há mais de 48 horas em resistência, sem dormir ou se alimentar direito”. O movimento alerta ainda para o risco de contágio por Coronavírus pois, “não há como evitar aglomeração. Policiais também podem estar se contaminando. Há grávidas, idosos e outras pessoas do grupo de risco, completamente expostas ao vírus e à iminência de uma violência policial”.

O MST diz ainda que o pequeno município de Campo do Meio, local onde está situado o Quilombo Campo Grande, não possui recursos para prestar atendimento médico ao número pessoas que podem estar infectadas neste momento.

Terrorismo de Zema

De acordo com informações dos assentados, helicópteros e drones têm circulado o local na tentativa de atemorizar os moradores.

Foto: MST

Após atear fogo no Acampamento Quilombo Campo Grande para tentar retirar as famílias que resistem no local, a Polícia Militar de Minas Gerais, sob o comando do governador Romeu Zema (Novo), cercou o local na tarde desta quinta-feira.

Segundo informações divulgadas pelo MST, a situação está se agravando. “A polícia sitiou as famílias durante todo o dia. Elas ficaram sem acesso à alimentação. As passagens foram bloqueadas para que nem imprensa, nem apoiadores do movimento pudessem chegar. Helicópteros sobrevoam a área com policiais apontando armas. E estão anunciando a chegada da tropa de choque”, relatou.

Foto: MST

O MST informa ainda que “já desocupou a área referente à sede da usina e luta para que casas e lavouras não sejam destruídas”.

Quilombo Campo Grande

Foto: MST

O acampamento Quilombo Campo Grande foi erguido há mais de 20 anos nas terras da antiga Usina Ariadnópolis, que pertencia à Companhia Agropecuária Irmãos Azevedo (Capia) e faliu no final da década de 1990. Parte dos antigos trabalhadores da usina, que ficaram sem indenização após a falência da empresa, hoje integram o acampamento. A área de aproximadamente 4 mil hectares ficou degradada depois da falência da usina, por causa do monocultivo de cana-de-açúcar. Com a ocupação do MST, o local ganhou plantações de café, milho e hortaliças, além da criação de galinhas.

Foto: MST