RedeTV! cancela debate e aumenta "apagão" nas eleições municipais

Record, SBT e CNN Brasil desmarcaram debates; PT pretende entrar com ação no TSE

Único debate entre candidatos de São Paulo realizado nesta eleição, na Bandeirantes (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

A RedeTV! anunciou nesta quarta-feira (7) que também não realizará debate entre os candidatos que disputam as eleições municipais no primeiro turno. A decisão acompanha Record, SBT e CNN Brasil.

"A RedeTV! informa que decidiu cancelar o debate eleitoral entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo no primeiro turno, agendado para o dia 23 de outubro, visando preservar a saúde de todos os envolvidos e manter os protocolos", disse a emissora em nota enviada ao portal Notícias da TV.

Segundo o canal, "testes preliminares e pilotos foram realizados em busca de alternativas para viabilizar o encontro seguindo as medidas de precaução", mas a conclusão foi pela impossibilidade do encontro.

Argumentos similares foram apresentados por Record, SBT e CNN Brasil, que já cancelaram os debates. Apenas a Band realizou o embate e a Globo tenta costurar a possibilidade de ter apenas 4 candidatos em estúdio, o que deve ser recusado pelos concorrentes.

A ausência dos debates tem sido criticada e apontada como uma forma de privilegiar os candidatos que estão no topo das pesquisas. A presidenta nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), defendeu que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) obrigue as emissoras de televisão a promoverem debates. "“Record, SBT, CNN, Globo decidem ñ fazer debates para as eleições deste ano. Desserviço à democracia, são concessões públicas. C/ campanha curta e restrições da pandemia os debates ajudariam a apresentar as candidaturas", escreveu no Twitter.

Em entrevista ao Jornal da Fórum, o candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, apontou que um dos favorecidos foi o candidato Celso Russomanno (Republicanos), líder das pesquisas. “Eu tenho certeza [que o Russomano está fugindo do debate]. Ele aprendeu melhor que o Bolsonaro. Ao invés de fugir do debate, ele mandou cancelar. Foi o que aconteceu com a Record. Visivelmente, o debate foi cancelado para favorecer o Celso Russomano”, afirmou.