RedeTV! cancela debate e aumenta “apagão” nas eleições municipais

Record, SBT e CNN Brasil desmarcaram debates; PT pretende entrar com ação no TSE

A RedeTV! anunciou nesta quarta-feira (7) que também não realizará debate entre os candidatos que disputam as eleições municipais no primeiro turno. A decisão acompanha Record, SBT e CNN Brasil.

“A RedeTV! informa que decidiu cancelar o debate eleitoral entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo no primeiro turno, agendado para o dia 23 de outubro, visando preservar a saúde de todos os envolvidos e manter os protocolos”, disse a emissora em nota enviada ao portal Notícias da TV.

Segundo o canal, “testes preliminares e pilotos foram realizados em busca de alternativas para viabilizar o encontro seguindo as medidas de precaução”, mas a conclusão foi pela impossibilidade do encontro.

Argumentos similares foram apresentados por Record, SBT e CNN Brasil, que já cancelaram os debates. Apenas a Band realizou o embate e a Globo tenta costurar a possibilidade de ter apenas 4 candidatos em estúdio, o que deve ser recusado pelos concorrentes.

A ausência dos debates tem sido criticada e apontada como uma forma de privilegiar os candidatos que estão no topo das pesquisas. A presidenta nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), defendeu que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) obrigue as emissoras de televisão a promoverem debates. ““Record, SBT, CNN, Globo decidem ñ fazer debates para as eleições deste ano. Desserviço à democracia, são concessões públicas. C/ campanha curta e restrições da pandemia os debates ajudariam a apresentar as candidaturas”, escreveu no Twitter.

Em entrevista ao Jornal da Fórum, o candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, apontou que um dos favorecidos foi o candidato Celso Russomanno (Republicanos), líder das pesquisas. “Eu tenho certeza [que o Russomano está fugindo do debate]. Ele aprendeu melhor que o Bolsonaro. Ao invés de fugir do debate, ele mandou cancelar. Foi o que aconteceu com a Record. Visivelmente, o debate foi cancelado para favorecer o Celso Russomano”, afirmou.

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR