Secretário de Educação preso foi candidato a governador de Ciro Gomes no Rio de Janeiro

Pedro Fernandes foi o quinto colocado no primeiro turno das eleições no estado. Ele foi preso nesta sexta-feira por suspeita de chefiar esquema de corrupção

Foto: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

O secretário estadual de Educação do Rio de Janeiro, Pedro Fernandes, preso nesta sexta-feira (11) pela Polícia Civil por suspeita de desvio de dinheiro, foi o candidato de Ciro Gomes (PDT) a governador do Rio em 2018. Ele foi o quinto colocado do primeiro turno das eleições no estado, com 6,11% dos votos válidos.

Sem chances de chegar ao segundo turno, Fernandes declarou apoio a Wilson Witzel (PSC) ainda no período das eleições, contrariando o apoio do PDT a Eduardo Paes (DEM). Na época, ele negou que teria feito acordo de cargos e disse que pretendia morar na França para concluir seu doutorado em administração. No dia 21 de dezembro de 2018, no entanto, ele foi anunciado como titular da Secretaria de Estado de Educação do governo Witzel.

A operação que prendeu Fernandes investiga desvios em contratos de assistência social no governo do estado e na Prefeitura do Rio. Ao receber voz de prisão, o secretário apresentou um teste positivo para Covid-19 e, por conta disso, deverá cumprir pena em casa.

A Polícia Civil também cumpre mandado de prisão contra a ex-deputada federal Cristiane Brasil, filha do também ex-deputado e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, aliado de Jair Bolsonaro. Cristiane atuou como secretária de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida na Prefeitura do Rio e já foi cotada para o Ministério do Trabalho no governo Temer.