Secretário de Turismo de Maceió defende nazismo como “liberdade de expressão”

Ricardo Santa Ritta afirmou ter se surpreendido com episódio do jovem expulso de um shopping em Caruaru por usar suástica

Foto: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

O secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Maceió, Ricardo Santa Ritta chamou a atenção dos internautas no Twitter, na noite desta quinta-feira (17), após se surpreender com o episódio do jovem expulso de um shopping em Caruaru, em Pernambuco, que usava uma faixa com uma suástica em um dos braços.

“O Brasil tem mais artigo de lei que habitante. Hoje tomei conhecimento que usar símbolo da suástica é crime federal. Sinceramente, não sabia. O post anterior foi uma opinião pessoal minha. Achei interessante a discussão sobre liberdade de expressão por consequência disto”, escreveu.

O uso de símbolos nazistas é crime no Brasil. O artigo 20, § 1º, da Lei 7.716/89, alterada pela Lei 9.459/97, diz que "fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo", tem pena de reclusão de um a três anos e multa.

Nazista em Caruaru: jovem com braçadeira de suástica é expulso de shopping; veja vídeo 

Alexandre Garcia compara “passaporte da vacina” com marcação aos judeus no nazismo

“É uma tática antiga do fascismo, do nazismo”, diz Padilha sobre relatório fake de auditor de Bolsonaro

Chile elegerá Assembleia Constituinte; Russos celebram vitória contra o Nazismo – Por Ana Prestes

Jandira Feghali lembra apoio de grandes empresários a Hitler para consolidar o nazismo: “Ah! A História…”

Após a repercussão negativa da postagem, Ricardo Santa Ritta pediu desculpas, afirmou que realmente não sabia que usar o tal símbolo era crime e disse que o poste foi uma “opinião pessoal dele”. “Nunca me ofendo com opiniões alheias, mas tenho que entender que há quem se incomode com a minha. Perdão! Desculpa”, completou o secretário de Turismo de Maceió.