Senado vai voltar ao sistema remoto após 3 casos de Covid

Rodrigo Pacheco (DEM-MG) acatou sugestão de Randolfe Rodrigues (Rede-AP) para seguir as restrições do lockdown do Distrito Federal

Senadores discutindo durante sessão semipresencial | Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), anunciou nesta terça-feira (2) que a casa legislativa irá retornar ao sistema remoto em razão da infecção de três senadores pelo Sars-Cov-2, vírus causador Covid-19, nos últimos dias.

Pacheco, no entanto, condicionou este retorno à tramitação da PEC Emergencial (186/2020). "Uma vez esgotada a apreciação da PEC 186, nós vamos reestabelecer o sistema remoto do Senado Federal, lá no bunker do Pronasen até que se possa ter condições seguras", disse.

O senador ainda fez referência ao lockdown do Distrito Federal, que tem sido atacado pelo presidente Jair Bolsonaro, para embasar sua decisão. Pacheco atendeu a um apelo do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder da Oposição.

"Vamos reestabelecer o sistema presencial tão logo seja possível", completou.

Os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Lasier Martins (Podemos-RS)  e Major Olimpio (PSL-S) foram diagnosticados com a covid-19 entre segunda e terça-feira. O trio esteve presente no plenário na sexta-feira.

Nesta terça, o Senado aprovou projeto que aumenta leque de vacinas e facilita compra de vacinas como a Sputnik V e a Covaxin.