STJ atende Bolsonaro e suspende divulgação de exames de coronavírus do presidente

Bolsonaro chegou a classificar a relação dele com o presidente do STJ, João Otávio de Noronha, como "amor à primeira vista"

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha e o presidente Jair Bolsonaro (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)
Escrito en POLÍTICA el

João Otávio de Noronha, presidente Supremo Tribunal de Justiça (STJ), atendeu a um recurso movido pela Advocacia-Geral da União (AGU) e derrubou liminar que previa a divulgação dos exames de coronavírus do presidente Jair Bolsonaro .

O TRF-3 havia ordenado na quarta-feira (6) que o presidente Jair Bolsonaro deveria divulgar em 48h o resultado de seus exames para comprovar que não foi infectado pelo coronavírus. O processo é movido pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Noronha atendeu à defesa do presidente e disse que: “Agente público ou não, a todo e qualquer indivíduo garante-se a proteção a sua intimidade e privacidade, direitos civis sem os quais não haveria estrutura mínima sobre a qual se fundar o Estado Democrático de Direito”.

Afranio Affonso Ferreira Neto, advogado do Estado de S. Paulo, criticou o magistrado. Para ele, a decisão “afronta o devido processo legal, a lei orgânica da magistratura e a Carta Magna”. “Vamos recorrer ao próprio STJ e ao STF, já”, disse ao jornalista Rafael Moraes Moura, do Estado.

O Estadão tentou impedir Noronha se julgar o processo por ter dado entrevista antecipando que seria contrário à divulgação dos exames.

Em discurso durante a posse de André Mendonça na Justiça e José Levi na AGU, o presidente Jair Bolsonaro disse que "simpatiza muito" com o presidente do STJ e que a relação dos dois foi "amor à primeira vista".

https://twitter.com/BernardoMF/status/1258922548965838849