Vídeo – Teixeira a Braga Netto, sobre voto impresso: “cabe obedecer, ou será preso”

Deputado petista disse ainda ao ministro da Defesa que não é general quem toma decisões políticas, mas sim o Congresso. “O senhor tem que ficar no seu quadradinho”

Edição de imagens
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) deixou bem claro ao ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, na tarde desta terça-feira (17), qual é o papel dos militares e de sua pasta num Estado Democrático de Direito. A fala, em tom pouco amigável e sem rodeios, foi dita pelo parlamentar durante uma audiência com o chefe das Três Forças Armadas na Câmara por conta do episódio em que Braga Netto foi acusado, em julho, de ter mandado ameaças ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), caso o voto impresso não fossa aprovado no Legislativo. A história foi revelada pelo diário conservador paulista O Estado de S. Paulo.

“Quem decide sobre voto impresso não é Vossa Excelência (…) É o Congresso Nacional. E a Vossa Excelência caberá obedecer. E caso não obedeça, será preso”, disparou Teixeira, que disse ainda: “O senhor tem que ficar no seu quadradinho. No seu quadradinho".

O parlamentar refutou a tese defendida pelo general nomeado por Jair Bolsonaro para comandar a Defesa de que teria algum papel nos dispositivos democráticos que preveem pesos e contrapesos entre os poderes da República, previstos na Carta Magna.

"O senhor não terá o direito de intervir. Os poderes se controlarão (...) Freios e contrapesos é a Constituição que resolve, não o senhor”, advertiu o deputado ao oficial, que insistiu num discurso sobre “honra”, comum aos comandantes militares quando questionados sobre extrapolarem seus limites previstos em lei.

"Com a comunicação oficial realizada, não defendemos pessoas. Não afrontamos autoridades ou instituições. Pontuamos a necessidade de respeito à honra das Forças Armadas", tergiversou Braga Netto.

Confira o vídeo com a fala do deputado Paulo Teixeira:

https://www.youtube.com/watch?v=XpyI2BYmd78