Tribunal aprova impeachment do governador de Santa Catarina e vice assume

Por seis votos a quatro, foi decidido o afastamento temporário de Carlos Moisés (PSL) do cargo. Ele é acusado de crime de responsabilidade na concessão de aumento salarial a procuradores

Julio Cavalheiro/SECOM
Escrito en POLÍTICA el

O Tribunal Especial de Julgamento aprovou na noite desta sexta-feira (23) o pedido de impeachment do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL). Ele agora fica afastado provisoriamente por 180 dias e quem assume o governo é sua vice, Daniela Reinehr, que também estava sendo investigada. Moisés foi eleito com o apoio do presidente Jair Bolsonaro, mas rompeu com o ex-capitão.

O tribunal é composto por cinco deputados da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e cinco desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC). O pedido de afastamento foi aprovado por seis votos a quatro. Agora, o tribunal vai iniciar de fato o julgamento de Carlos Moisés. As informações são do UOL.

O governador foi acusado de crime de responsabilidade ao conceder aumento salarial a procuradores de Santa Catarina. Segundo a denúncia, o benefício foi concedido de forma sigilosa, sem autorização legislativa.

Na sessão em que a Alesc decidiu abrir processo de impeachment contra o governador, deputados estaduais do próprio partido dele, o PSL, votaram pela continuidade do processo que pode levar a sua perda de mandato.

Trata-se do segundo pedido de impeachment em andamento no estado. Os parlamentares já haviam aprovado um pedido anterior por 36 votos a favor e dois contra. Nesse caso, o governador é acusado de cometer irregularidades na compra antecipada de 200 respiradores, no valor de R$ 33 milhões, sendo que apenas 50 foram entregues.

Ele também é suspeito de irregularidades na tentativa da contratação do hospital de campanha de Itajaí, no valor de R$ 100 milhões.