TSE vai realizar campanha anti-fake news com Atila Iamarino

Segundo o presidente do tribunal, Luis Roberto Barroso, o cientista vai "explicar para a população que deve checar a procedência do que recebe"

O biólogo Atila Iamarino (Foto: Divulgação/TV Cultura)
Escrito en POLÍTICA el

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luis Roberto Barroso, anunciou nesta segunda-feira (27) que o biólogo Atila Iamarino vai estrelar uma campanha contra fake news promovida pela corte visando as eleições de novembro.

"Nós estamos começando dentro de mais uma semana, na volta do recesso, uma campanha contra as fake news. Pegamos um YouTuber popular, para fazer uma campanha explicando para a população que deve checar a procedência do que recebe, deve verificar autenticidade, não repassar o que não é verdade e adotar a regra de ouro, que vale para quase tudo na vida, que é não fazer com o outro o que não gostaria do que se fizesse com elas mesmas. O YouTuber é o Atila Iamarino", declarou Barroso em transmissão ao vivo.

Iamarino ganhou projeção nacional ao alertar sobre os riscos da pandemia do novo coronavírus sob a perspectiva científica antes mesmo dela chegar ao país. Defensor do isolamento social e crítico do uso de medicamentos de eficácia não-comprovada, o biólogo faz duras críticas à gestão do presidente Jair Bolsonaro diante da crise sanitária.

Barroso ainda afirmou de gostaria de protagonizar pessoalmente a campanha anti-fake news, mas crê que não é permitido. "Eu mesmo gostaria de fazer, mas há uma dúvida se quem ocupa cargo público pode participar. Por isso não vou à televisão. Mas nas redes sociais pretendo sim participar da campanha. Gostaria de ser capaz de ajudar a proporcionar um debate público feito de argumentos e de ideias, sem ódio e sem desqulificação do outro. É preciso requalificar o debate brasileiro", afirmou.

Com informações do R7

Temas