Por unanimidade, TRE absolve Haddad em denúncia de caixa 2

"A decisão põe fim a uma grande injustiça", afirmaram os advogados do ex-prefeito de São Paulo

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decidiu de forma unânime nesta terça-feira (27) absolver o ex-prefeito Fernando Haddad em uma denúncia sobre suposta prática de caixa dois na campanha municipal de 2012.

O relator do processo, Afonso Celso da Silva, reconheceu que não haviam provas que comprovassem o suposto crime e deu parecer pela absolvição.

Os juízes Paulo Galizia, Marcelo Vieira, Mauricio Fiorito, Manuel Marcelino e Nelton dos Santos decidirem acompanhar o relator, garantindo uma absolvição por unanimidade.

“A decisão põe fim a uma grande injustiça, que lançava uma sombra injusta sobre a integridade do ex-prefeito. A denúncia alegava a inexistência de materiais de campanha, que foram comprovadamente produzidos, por gráficas que atuaram para mais de 20 partidos políticos”, afirmaram Pierpaolo Bottini, Fernando Neisser e Tiago Rocha, advogados de Haddad, ao jornalista Flávio Ferreira, da Folha.

A Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo s havia se manifestado pela absolvição de Haddad em janeiro.

Condenação

Haddad foi condenado em agosto de 2019, pelo juiz Francisco Carlos Shintate, a quatro anos e seis meses de prisão em regime semiaberto. A alegação é que duas gráficas emitiram notas fiscais supostamente frias para sua campanha.

Apesar de não haver nenhuma prova contra o ex-prefeito da capital paulista, o juiz considerou que Haddad mostrou desinteresse pela verificação dos documentos das gráficas. Por isso, segundo ele, “assumiu o risco” de que tais papéis fossem falsos e incluídos na sua campanha.

Com informações da Folha

Publicidade
Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Lucas Rocha é formado em jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ e cursa mestrado em Políticas Públicas na FLACSO Brasil. Carioca, apaixonado por carnaval e pela América Latina, é repórter da sucursal do Rio de Janeiro da Revista Fórum e apresentador do programa Fórum Global

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR