Marco Aurélio suspende inquérito contra Bolsonaro no STF e leva caso ao plenário

O ministrou não quis tomar uma decisão individual sobre a forma como Bolsonaro deve prestar depoimento; o caso agora depende de Fux

Foto: STF
Escrito en POLÍTICA el

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, decidiu suspender nesta quinta-feira (17) o inquérito que investiga suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal, após pedido feito pela Advocacia-Geral da União. O ministro quer que o plenário analise o caso.

"Considerada a notícia da intimação para colheita do depoimento entre 21 e 23 de setembro próximos, cumpre, por cautela, suspender a sequência do procedimento, de forma a preservar o objeto do agravo interno e viabilizar manifestação do Ministério Público Federal", disse Marco Aurélio na decisão liminar.

O ministro optou pela suspensão do inquérito para que o plenário possa decidir se Bolsonaro deve prestar depoimento de forma presencial ou por escrito. Celso de Mello havia determinado que o ex-capitão fosse até a sede da PF, mas a AGU decidiu recorrer.

Como o Celso de Mello está de licença médica, o caso foi para as mãos de Marco Aurélio, que achou melhor não tomar uma decisão individual. O caso irá para plenário quando o presidente da Cortes, Luiz Fux, decidir colocar em pauta.