MEC anuncia adiamento do Enem após pressão de estudantes

A UNE considerou a decisão uma vitória dos estudante; "Se não quiserem nos ouvir a gente grita de novo", disse a entidade

Foto: CUCA da UNE
Escrito en POLÍTICA el

Um dia após o Senado Federal aprovar por 75 votos a 1 um projeto de lei que determina o adiamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) até o fim do ano letivo das escolas públicas e privadas no país, o Ministério da Educação anunciou que vai rever o calendário.

"O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação dos exames nas versões impressa e digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais", diz nota divulgada pelas entidades nesta quarta-feira (20).

O movimento Adia Enem foi lançado pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) e mobilizou artistas, influenciadores digitais, parlamentares e lideranças do movimento social. Segundo eles, a manutenção do exame na data prevista aumenta as desigualdades no ensino superior em razão da suspensão de aulas em escolas públicas e da implementação de ensino remoto em diversas instituições privadas.

Cerca de 300 mil assinaturas foram colhidas em abaixo assinado promovido pela entidade após campanha realizada na última sexta-feira que fez a tag #AdiaEnem bombar nas redes.

A UNE celebrou a decisão. "VITÓRIA!!! Os estudantes isolaram o governo Bolsonaro no Senado ontem. Hoje @AbrahamWeint foi obrigado a recuar. #AdiaEnem é uma realidade e nós queremos opinar sobre as datas junto com os milhões de estudantes. Se não quiserem nos ouvir a gente grita de novo", tuitou.

Atualizações em instantes

Confira nota do Inep:

NOTA OFICIAL | Adiamento do Enem 2020

Atento às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação dos exames nas versões impressa e digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais.

Para tanto, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio."

Temas