MPE reforça pedido do PT e defende que STF compartilhe inquérito das fake news com TSE

O ministro Og Fernandes, do Tribunal Superior Eleitoral, pediu a posição do Ministério Público para decidir sobre o tema; inquérito pode ser usado em ação que pede cassação de Bolsonaro

Bolsonaro e Mourão (Foto: Alan Santos/PR)
Escrito en POLÍTICA el

O Ministério Público Eleitoral se manifestou nesta terça-feira (9) em favor do compartilhamento das provas obtidas no inquérito das fake news. O MPE foi consultado pelo ministro Og Fernandes, relator dos processos que investigam a chapa do presidente Jair Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral.

“Ministério Público Eleitoral manifesta-se pelo deferimento do pedido de compartilhamento de provas relativo ao Inquérito nº 4781/DF, e pelo indeferimento do requerimento de expedição de ofício à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito no mesmo sentido”, diz trecho da manifestação, que cita o empresário Luciano Hang.

O requerimento foi apresentado pela chapa PT-PCdoB-Pros, formada por Fernando Haddad e Manuela D'Ávila. Há pelo menos oito Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) no tribunal eleitoral que pedem a cassação do presidente e do vice, sendo quatro - duas do PT - relacionadas com suposta máquina de fake news da campanha de Bolsonaro.

Haddad participou de debate na CNN Brasil logo após reportagem exclusiva da jornalista Thais Arbex trazer detalhes da decisão e celebrou a posição do MP. "Agora podemos chegar, quem sabe, à verdade dos fatos", afirmou o ex-ministro.

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, também celebrou a decisão. "Espero que essa decisão fortaleça os pedidos de cassação da chapa Bolsonaro/Mourão no TSE. Grande dia", disse.

A defesa de Bolsonaro também se manifestou sobre o pedido, negando que haja correlação entre as investigações conduzidas pelo STF com os pedidos de anulação da chapa.

https://twitter.com/DanielaLima_/status/1270452166608801797
https://twitter.com/gleisi/status/1270456557327863810