Vice-governador encontrou clã Bolsonaro um dia antes de afastamento de Witzel

Flávio Bolsonaro chegou a prever que o governador não seguiria por muito tempo no cargo, o que pode beneficiá-lo nas investigações das rachadinhas

Cláudio Castro e Flávio Bolsonaro em encontro ocorrido em Brasília em fevereiro de 2019 | Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Cláudio Castro (PSC), vice-governador do Rio de Janeiro que agora atua como governador em exercício após afastamento de Wilson Witzel (PSC), foi até Brasília na quinta-feira (27) e teria se encontrado com um membro da família Bolsonaro. A viagem ocorreu um dia antes do governador ser tirado do posto temporariamente após o STJ atender pedido da Procuradoria-Geral da República.

Segundo o jornalista Cássio Bruno, da Revista Veja, Castro teria se reunido com o clã Bolsonaro na véspera da operação. O presidente e seus filhos têm tentado formar uma aliança com o atual governador em razão da iminente queda do ex-aliado.

Castro é próximo do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos) desde a época em que o filho mais velho do presidente era deputado estadual e chegou a atuar como vereador do Rio junto de Carlos Bolsonaro (Republicanos). Bolsonaro e os dois filhos que atuam como parlamentares no Rio já integraram o PSC.

Previsões de Flávio

Apontado como ponte para a aliança, Flávio chegou a prever, há menos de uma semana, que Witzel logo cairia. Segundo o colunista Chico Alves, do portal Uol, o filho do presidente disse a interlocutores que apostava que não seria o desafeto quem definiria o novo procurador-geral de Justiça do Estado.

Essa escolha pode influir diretamente nas investigações das rachadinhas que teriam ocorrido no gabinete de Flávio na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e seriam comandadas pelo ex-assessor Fabrício Queiroz. A nomeação deve ocorrer em dezembro.

Risos de Jair

Ao comentar sobre a operação que levou ao afastamento do governador, o presidente ironizou a situação. “O Rio está pegando, o Rio está pegando hoje. Está sabendo do Rio hoje? Governador já… Quem é teu governador?”, disse a um apoiador.