Witzel se diz "tranquilo" e "resiliente" após 69 a 0 na Alerj pró-abertura de impeachment

"Vou seguir nas minhas funções como governador e me preparar para a minha defesa", disse o governador

Wilson Witzel - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), minimizou o resultado da consulta feita pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano (PT), que resultou na abertura de processo de impeachment contra ele nesta quarta-feira (10).

"Recebo com espírito democrático e resiliência a notícia do início da tramitação do processo de impeachment pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Estou absolutamente tranquilo sobre a minha inocência", declarou o governador.

O ex-juiz ainda afirmou que foi eleito "tendo como pilar o combate à corrupção" e irá demonstrar à Alerj que não abandonou a pauta.

"Vou seguir nas minhas funções como governador e me preparar para a minha defesa. Tenho certeza que os parlamentares julgarão os fatos como eles verdadeiramente são", completou.

Por unanimidade, os 69 parlamentares votantes na sessão da Alerj defenderam a tramitação de um dos onze pedidos que se acumulavam na casa legislativa. Com uma base frágil, o governador viu até mesmo seus quatro correligionários aderirem à abertura do processo.

As principais alegações que pesam contra o governador são as relacionadas com o mau uso dos recursos que deveriam ser aplicados no combate à pandemia do coronavírus, mas também dialogam com parecer do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro pela rejeição das contas de campanha de Witzel em 2018.

Confira a nota do governador:

Recebo com espírito democrático e resiliência a notícia do início da tramitação do processo de impeachment pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Estou absolutamente tranquilo sobre a minha inocência. Fui eleito tendo como pilar o combate à corrupção e não abandonei em nenhum momento essa bandeira. E é isso que, humildemente, irei demonstrar para as senhoras deputadas e senhores deputados.

Como bem ressaltaram o presidente da Alerj, André Ceciliano, e a maioria dos parlamentares, terei direito à ampla defesa e tenho certeza absoluta de que poderei demonstrar que nosso governo não teve tolerância com as irregularidades elencadas no processo que será julgado.

Vou seguir nas minhas funções como governador e me preparar para a minha defesa. Tenho certeza que os parlamentares julgarão os fatos como eles verdadeiramente são.