"Errei redondamente": Com artigo na Folha, Zé de Abreu pede desculpas a Tabata Amaral

Ator se retrata por compartilhar tuíte com tom de ameaça à deputada e propõe luta conjunta "contra os grandes problemas do Brasil"

Zé de Abreu e Tabata Amaral (Reprodução)
Escrito en REDES SOCIAIS el

O ator José de Abreu pediu desculpas à deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) com um artigo publicado nesta quarta-feira (29) na Folha de S. Paulo. Ele já havia se retratado com a parlamentar em live transmitida pela TV 247, no último domingo (26), com a blogueira feminista Lola Aronovich.

Na última semana, Zé de Abreu havia compartilhado uma postagem no Twitter com tom de ameaça a Tabata. "Se eu encontro na rua, soco até ser preso", dizia a publicação, que não era de sua autoria mas foi interpretada, por ter sido compartilhada pelo ator, como um endosso.

"Quem lida com redes sociais sabe que retuíte (RT) não significa endosso de opinião. Pode até servir para alertar, para denunciar algo fora de sentido. No meu caso, queria dizer algo assim, implicitamente: 'Deputada, a senhora fala que eu lhe bato duro, mas olha isso aí!' Só que não! Só que eu não falei explicitamente. O resultado é que o RT criou polêmica enorme, e eu peço desculpas à deputada Tabata Amaral. Errei redondamente ali", escreve Zé de Abreu.

No início do artigo, o ator afirma que, aos 75 anos, possui "uma coleção de erros na vida", mas pondera que esse vivência lhe trouxe a capacidade de "aprender com os erros".

"A consciência nos leva à autocrítica. Sobretudo para uma pessoa como eu, que exerce a crítica de forma tão contundente e direta, creio que a coerência exige uma autocrítica com o mesmo furor", pontua mais adiante.

Ao longo do texto, Zé de Abreu fala sobre sua atuação política e seu público e notório apoio ao ex-presidente Lula e aponta que, apesar das diferenças com Tabata Amaral, espera que ela "não caia no canto da sereia do liberalismo" e que ambos lutem juntos "por algo maior".

"Talvez ou certamente, deputada Tabata, a sua capacidade de colocar essa lente de aumento num RT não seja tão somente por aqueles que a apoiaram, mas por aqueles que me atacaram justamente pelas posições que assumo —muitas vezes ousadas, corajosas e destemidas. Talvez muito desse apoio tenha sido mais contra mim do que a seu favor", declara.

"Só saberemos disso a partir de uma aguardada mudança de rumos de seu mandato parlamentar, agora como representante do Partido Socialista Brasileiro e em companhia da sombra dos grandes Francisco Julião, João Mangabeira, Miguel Arraes, Antônio Houaiss, Marcelo Cerqueira, Evandro Lins e Silva, Jamil Haddad, Joel Silveira, Rubem Braga e Evaristo de Moraes —entre outros célebres políticos socialistas", prossegue o artista.

Zé de Abreu finaliza o artigo convocando Tabata a lutar "contra os grandes problemas do Brasil" e pede para que a deputada use sua "capacidade de mobilização para o bem e para as boas lutas em favor do povo brasileiro".

Confira a íntegra do texto aqui.