Mil explicações e o mistério no CNPq segue: a quantas anda o apagão no Lattes?

“Verificação” do sistema, que está desabilitado há 10 dias, continua, disse o perfil do órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia. Mas e os bolsistas e o calendário dos pesquisadores?

Imagem: Record TV (Reprodução)
Escrito en BRASIL el

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), divulgou nota nesta segunda-feira (2) no Twitter confirmando que o seu sistema na internet segue fora do ar, mas que os dados dos usuários, sobretudo da Plataforma Lattes, estão salvos e seguros. A falha, segundo o CNPq, não teria implicado em qualquer perda de informação.

O apagão, que já dura 10 dias, estaria sendo corrigindo, segundo as informações do governo federal, que ainda conforme a nota, optou por estender os testes que estão sendo realizados por técnico, para que o reestabelecimento da plataforma só ocorra quando houver segurança total.

“Para garantir a segurança, a estabilidade e o bom funcionamento do equipamento, optamos por estender os testes até ser possível oferecer esse cenário seguro para disponibilização dos sistemas”, diz o texto do CNPq.

Bolsistas e acadêmicos que tinham prazos para apresentação de pesquisas e trabalhos também foram lembrados no informe emitido pela entidade.

“Reforçamos que os pagamentos dos bolsistas estão garantidos, não dependendo da reestruturação do sistema. Mais uma vez lembramos que os prazos do CNPq serão prorrogados. Os novos calendários serão divulgados assim que reestabelecermos os acessos”, esclarece ainda.

Apagão geral

As primeiras informações que circularam há uma semana (26/7), davam conta de que professores e pesquisadores brasileiros não conseguiam acessar a Plataforma Lattes pela internet. O motivo seria uma queima no servidor que guarda as informações do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

No dia seguinte (27/7), o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) correu para checar a base de dados e emitiu nota informando que não havia qualquer perda de informações, uma vez que o servidor tinha backup. A interrupção do sistema teria começado gradativamente dias antes, em 22 julho, mesmo data em que o ministro da pasta, o astronauta Marcos Pontes, recebia em seu gabinete uma liderança alemã filiada a um partido vinculado a movimentos neonazistas, a deputada Beatrix von Storch, neta do ministro das Finanças de Adolf Hitler.

Na última sexta-feira (29) , o presidente do CNPq, Evaldo Vilela, junto ao ministro Marcos Pontes, divulgaram um vídeo reiterando que não havia qualquer perda permanente de dados da Plataforma Lattes, assim como de todo o sistema do órgão.

Lula se manifesta

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou um gráfico em seu perfil oficial no Twitter para lembrar a abrupta queda de investimentos no setor de ciência e tecnologia desde o golpe parlamentar que apeou a presidente Dilma Rousseff do poder, em 2016.

Na imagem divulgada pelo líder petista, é possível notar um declínio acentuado nos aportes do governo federal nos últimos cinco anos, já que em 2016 o valor destinado às pesquisas científicas foi de R$ 13,97 bilhões, contra apenas R$ 4,4 bilhões da gestão Bolsonaro no ano passado.

https://twitter.com/LulaOficial/status/1422280574522298374