NAZISMO À BRASILEIRA

Sol Negro, símbolo usado por nazistas na Ucrânia, é visto pichado no RJ

Pichação nazista foi denunciada Michel Gherman, professor de sociologia da UFRJ e diretor acadêmico do Instituto Brasil-Israel; saiba o significado deste e outros símbolos associados ao nazismo

Símbolo nazista Sol Negro é pichado no Rio de Janeiro.Créditos: Reprodução
Escrito en BRASIL el

O Sol Negro, símbolo associado ao nazismo que entrou em evidência nos últimos dias por estar sendo usado por alguns militares ucranianos na guerra contra a Rússia, foi visto pichado em um muro na cidade do Rio de Janeiro (RJ).  

A denúncia da pichação foi feita nesta terça-feira (15) por Michel Gherman, professor de sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretor acadêmico do Instituto Brasil-Israel. O desenho está grafado em uma porta metálica no Largo de São Francisco, centro da capital fluminense, próximo ao Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. 

Sol Negro é usado por militares na Ucrânia; entenda

O Sol Negro, também conhecido como "Black Sun”, remete ao ocultismo nazista. Uma representação desse símbolo antigo, que já foi registrado em diversas culturas, como nórdicos antigos e os celtas, se encontra incorporada em um mosaico de um piso no castelo Wewelsburg, na Alemanha, onde funcionava a sede Schutzstaffel (SS), polícia política de Hitler. A figura é composta de três suásticas sobrepostas.

Militares ucranianos foram vistos usando este símbolo em meio a guerra com a Rússia e a figura é muito difundida entre grupos neonazistas ao redor do mundo

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), inclusive, escolheu a imagem de uma militar ucraniana com um Sol Negro no uniforme para simbolizar o Dia Internacional da Mulher. 

Os grupos neonazistas ucranianos ascenderam, principalmente, durante os protestos no país em 2014 e, sob leniência do presidente do presidente Volodymyr Zelensky, atualmente estão nas fileiras das Forças Armadas da Ucrânia. Os mais conhecidos são o Batalhão Azov e o Pravyi Sektor que, inclusive, se tornou um partido político. 

O Batalhão Azov leva o Sol Negro em sua bandeira, que também contém uma figura que se assemelha a um tridente - outro símbolo associado ao nazismo na Ucrânia, que se parece com o design da SS, sigla para Schutzstaffel, a polícia especial de Hitler, e a própria suástica.