MINGUOU

Motociata eleitoreira de Bolsonaro em SP encolhe pela metade

Presidente, acusado de usar evento para fazer propaganda eleitoral antecipada, já não reúne mais o mesmo número de apoiadores

Bolsonaro na motociata em SP.Créditos: Reprodução
Escrito en BRASIL el

A motociata “Acelera Para Cristo”, realizada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em São Paulo na sexta-feira (15), foi bem menor que a realizada em junho do ano passado no mesmo trecho da Rodovia dos Bandeirantes. 

De acordo com dados do Sistema de Monitoramento de Informações de Pedágio, o evento mais recente reuniu 3.703 motos entre as praças de cobrança da Concessionária CCR AutoBan em Campo Limpo, Itupeva e Sumaré. O número representa praticamente a metade daquele registrado em motociata realizada pelo presidente em junho de 2021, quando foram contabilizadas 6.661 motocicletas no mesmo trecho. 

Propaganda eleitoral antecipada 

O Partido dos Trabalhadores (PT) ingressou, nesta segunda-feira (18), com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra Jair Bolsonaro apontando propaganda eleitoral antecipada do presidente com a realização da motociata "Acelera Para Cristo". 

"Quando se examinam as circunstâncias que envolvem a “motociata”, o que se nota é que existiu um ato de claro apelo eleitoreiro, custeado pelos Poderes Públicos e por empresas privadas (patrocinadoras do evento), que não se insere nas ressalvas do art. 36-A da Lei das Eleições e caracterizam abuso de poder econômico e político", diz um trecho da ação. 

Motociata foi patrocinada por empresa que fornece suplementos ao Exército

A empresa GDS - Grow Dietay Supplement, que fornece suplementos para o Exército, está listada como uma das patrocinadoras da motociata em apoio ao presidente Bolsonaro (PL) que ocorreu na manhã desta sexta-feira (15), em São Paulo. 

Segundo informações do jornalista Guilherme Amado, no Metrópoles, a empresa aparece na lista de patrocinadores da motociata com o seu nome fantasia, Black Skull. 

A GDS consta no Portal da Transparência como fornecedora de diferentes complementos alimentares ao Comando do Exército. Somadas, as notas fiscais representam R$ 83 mil. A primeira nota data de 28 de outubro do ano passado e a última de 2 de março.