A motociata “Acelera Para Cristo”, realizada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em São Paulo na sexta-feira (15), foi bem menor que a realizada em junho do ano passado no mesmo trecho da Rodovia dos Bandeirantes.
De acordo com dados do Sistema de Monitoramento de Informações de Pedágio, o evento mais recente reuniu 3.703 motos entre as praças de cobrança da Concessionária CCR AutoBan em Campo Limpo, Itupeva e Sumaré. O número representa praticamente a metade daquele registrado em motociata realizada pelo presidente em junho de 2021, quando foram contabilizadas 6.661 motocicletas no mesmo trecho.
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Propaganda eleitoral antecipada
O Partido dos Trabalhadores (PT) ingressou, nesta segunda-feira (18), com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra Jair Bolsonaro apontando propaganda eleitoral antecipada do presidente com a realização da motociata "Acelera Para Cristo".
"Quando se examinam as circunstâncias que envolvem a “motociata”, o que se nota é que existiu um ato de claro apelo eleitoreiro, custeado pelos Poderes Públicos e por empresas privadas (patrocinadoras do evento), que não se insere nas ressalvas do art. 36-A da Lei das Eleições e caracterizam abuso de poder econômico e político", diz um trecho da ação.
Motociata foi patrocinada por empresa que fornece suplementos ao Exército
A empresa GDS - Grow Dietay Supplement, que fornece suplementos para o Exército, está listada como uma das patrocinadoras da motociata em apoio ao presidente Bolsonaro (PL) que ocorreu na manhã desta sexta-feira (15), em São Paulo.
Segundo informações do jornalista Guilherme Amado, no Metrópoles, a empresa aparece na lista de patrocinadores da motociata com o seu nome fantasia, Black Skull.
A GDS consta no Portal da Transparência como fornecedora de diferentes complementos alimentares ao Comando do Exército. Somadas, as notas fiscais representam R$ 83 mil. A primeira nota data de 28 de outubro do ano passado e a última de 2 de março.