GARIMPO ILEGAL

Kayapós prendem garimpeiros que tentavam invadir aldeia indígena

Lideranças Kayapós relatam que a situação é tensa na região, porque outros grupos de indígenas aliados dos garimpeiros estariam ameaçando entrar em conflito com eles

Terra indígena Baú, no Pará. Foto de 2018Créditos: Reprodução / Ascom MPF/PA
Escrito en BRASIL el

Indígenas da tribo Kayapó afirmam que um grupo de garimpeiros está detido na aldeia, desde a última quarta-feira (18), após tentativa de invasão dentro da Terra Baú, no sudoeste do Pará.

O líder Kayapó Mydjere Mekrãgnotire, em vídeo publicado pelo portal G1 pediu ajuda e afirmou que a "qualquer momento pode acontecer derramamento de sangue por causa do garimpo ilegal". Ele questiona a demora na resposta das autoridades e da Funai (Fundação Nacional do Índio): Cadê o Ministério Público ? A Funai? A Polícia Federal?... [sic] Estamos pedindo apoio há quatro dias e nada de resposta", protestou.

Organizações indígenas em contato com os Kayapós  haviam pedido a presença da Polícia Federal para retirar os invasores detidos. 

Os Kayapós relatam que os invasores foram flagrados tentando reativar um garimpo conhecido como Pista Nova, que fica dentro da Terra Indígena. 

Ainda segundo os Kayapós, o grupo ainda pretendia chegar até um segundo garimpo na região, conhecido como Pista Velha, onde outros grupos  indígenas que estariam dando apoio aos invasores instalaram uma aldeia.

risco de conflito entre os próprios indígenas, pois  lideranças relatam que outros grupos aliados dos  garimpeiros estariam ameaçando entrar em conflito com eles. 

Segundo informações sobre a aldeia coletadas por organizações indígenas, cerca de 40 indígenas ou mais podem se envolver no conflito.

O MPF informou, em nota, que acompanha a situação tensa na Terra Indígena Baú e que acionou as polícias Federal (PF) e Civil do Pará (PC) a fim de que tomem providências urgentes.

O MPF requisitou à PF que seja utilizada uma aeronave da operação "Guardiões do Bioma", conduzida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para realizar uma ação imediata na área indígena.

Em nota, a PF disse que tomou conhecimento do assunto e que "está buscando a confirmação mínima dos dados". Caso confirmado, a corporação disse que realizará operação no local. A Polícia Civil do Pará, também acionada pelo MPF, disse que "irá atuar dentro de suas atribuições no caso".

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), informou "que mesmo sendo de responsabilidade da Polícia Federal, por se tratar de área da União e conflito envolvendo comunidade indígena, foi solicitado apoio e a Polícia Civil está atuando dentro das atribuições que cabem ao Estado".


Terra Indígena Baú


Homologada em 2008, a TI Baú é habitada por aproximadamente 188 indígenas de dois povos: Pu´rô, que são isolados, e os Kayapós.
A área, de aproximadamente 1,5 milhão de campos de futebol, fica dentro do território do município de Altamira, segundo o Instituto Socioambiental (ISA).
A localidade não possui rede de internet ou telefone e a comunicação só é feita via rádio amador por meio de frequência.

 

Com informações do G1