TRAGÉDIA

Chuvas em Pernambuco: número de mortos sobe para 91 no estado

Governo estadual afirma que há cerca de 4 mil pessoas desabrigadas; 14 municípios decretaram situação de emergência

Corpo de Bombeiros resgata vítimas em Jadim Monte Verde em PECréditos: Reprodução / Corpo de Bombeiros PE
Escrito en BRASIL el

As fortes chuvas que atingem Pernambuco desde quarta-feira (25)resultaram na morte de 91 pessoas.  A informação foi dada pelo governador, Paulo Câmara (PSB), em entrevista coletiva concedida no início da noite deste domingo (29).

Segundo ele, 14 municípios decretaram situação de emergência: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Ferrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbauba e Camaragibe. O decreto de emergência é um meio para que municípios possam ter acesso a recursos do governo federal. 

Paulo Câmara também anunciou a liberação de R$ 100 milhões para ajudar os municípios afetados pelas chuvas. O intuito contribuir para o trabalho de busca e salvamento, obras urgentes e de infraestrutura.

“Sabemos que essas primeiras horas são muito difíceis, os primeiros socorros. (Agora) É atuar efetivamente nas ações. Conversei com todos os prefeitos justamente para elaborarem um plano de trabalho para saber quais as ações que vão precisar do apoio do estado nesse momento,”, afirmou.

O governador disse ainda, que as buscas estão concentradas em 12 pontos, entre a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata do estado.

“Estamos concentrados agora em 12 pontos mais críticos, pontos que ainda têm notícia de desaparecimento de pessoas e estamos com muita gente trabalhando justamente para efetivar essa localização. Estamos em estado de alerta”, afirmou.

Até o começo da tarde de domingo, o governo estadual contabilizou 56 pessoas que ainda permaneciam desaparecidas. Além disso, cerca de 4 mil pessoas estão desabrigadas, principalmente nos municípios da Região Metropolitana e na Mata Norte.

O secretário executivo de Defesa Civil de Pernambuco, Leonardo Rodrigues, afirmou ainda "há risco de deslizamentos especialmente na região de Jardim Monte Verde, no limite entre o Recife e Jaboatão”, disse.

O secretário também afirmou que o cenário é de atenção por causa dos estragos no Grande Recife. “Toda a região litorânea do estado está com um grau elevado de risco geológico, inclusive estamos alertando todo sistema municipal”, afirmou.

Entre os sobreviventes da tragédia está o auxiliar de pedreiro Thiago Estêvão, que perdeu perdeu a mãe, os avós e primos. "Eu só pensava em Deus, eu estava até a testa sufocado pela lama", disse o auxiliar de pedreiro.

Neste domingo (29), o Corpo de Bombeiros, Exército e moradores da região buscavam por seis pessoas que ainda estariam soterradas. A aposentada Lucineia Maria Souza de Brito que perdeu quatro pessoas da família acompanhava os trabalhos para encontrar o corpo da irmã.

“Eu estou sob efeito de remédios, porque estou muito nervosa desde que soube do que aconteceu”, disse a aposentada.

No Grande Recife, 15 barragens atingiram a capacidade máxima de acumulação e estão vertendo: Várzea do Una (em São Lourenço da Mata), Duas Unas (Jaboatão dos Guararapes), Pirapama (Cabo de Santo Agostinho), Sicupema (Cabo de Santo Agostinho), Utinga (Ipojuca) e Bita (Ipojuca).

No interior, nove mananciais  atingiram a capacidade máxima de acumulação e também estão vertendo: Inhúmas e Mundaú (em Garanhuns), Santana II (em Brejo da Madre de Deus), Pedra Fina (em Bom Jardim), Pau Ferro (em Quipapá), Siriji, (em Vicência), Orá/Cursaí (em Paudalho), Tiúma, (em Timbaúba) e Tabocas/Piaça (em Belo Jardim).