DOM PHILLIPS E BRUNO PEREIRA

Viúva de Dom Phillips fala sobre desfecho trágico e diz que busca por justiça continua

A PF revelou nesta quarta ter encontrado restos humanos durante as buscas por Dom Phillips e Bruno Pereira

Créditos: Redes sociais/Reprodução
Escrito en BRASIL el

Alessandra Sampaio, viúva do jornalista britânico Dom Phillips, divulgou uma nota na noite desta quarta-feira (15) após a Polícia Federal (PF) revelar que encontrou restos humanos que, segundo a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), seriam do jornalista e do indigenista Bruno Pereira, que estavam desaparecidos.

“Embora ainda estejamos aguardando as confirmações definitivas, este desfecho trágico põe um fim à angústia de não saber o paradeiro de Dom e Bruno. Agora podemos levá-los para casa e nos despedir com amor", diz Alessandra.

Para ela, esse desfecho não pode pôr fim ao caso. "Hoje, se inicia também nossa jornada em busca por justiça. Espero que as investigações esgotem todas as possibilidades e tragam respostas definitivas, com todos os desdobramentos pertinentes, o mais rapidamente possível", declarou.

Na nota, ela agradece a todos que se empenharam nas buscas, em especial os povos indígenas e a Unijava. Durante coletiva realizada pela PF, os agentes só mencionaram a atuação dos indígenas após serem questionados por jornalistas.

"Só teremos paz quando as medidas necessárias forem tomadas para que tragédias como esta não se repitam jamais. Presto minha absoluta solidariedade com a Beatriz e toda a família do Bruno", finaliza Alessandra.

Bruno e Dom desapareceram no dia 5 de junho quando navegavam pela Terra Indígena Vale Javari, no oeste do Amazonas.

Irmãos confessaram envolvimento no crime

Na tarde desta quarta (15) surgiram informações dando conta que Oseney da Costa Pereira, conhecido como Dos Santos, teria confessado que matou Bruno e Dom, juntamente com o irmão, Amarildo da Costa Oliveira, o Pelado. Dos Santos teria confirmado a autoria do assassinato e dito que os corpos de Bruno e Dom foram esquartejados, incinerados e jogados em vala.

Preso na noite desta terça-feira (14), Dos Santos foi levado para o local onde teria acontecido o assassinato.

O motivo do crime teria sido a pesca ilegal na região. Os pescadores ilegais foram flagrados pelo jornalista e pelo indigenista, com quem já tinham atritos anteriores em razão das operações de fiscalização.

Confira na íntegra a nota divulgada por Alessandra Sampaio:

Embora ainda estejamos aguardando as confirmações definitivas, este desfecho trágico põe um fim à angústia de não saber o paradeiro de Dom e Bruno. Agora podemos levá-los para casa e nos despedir com amor.

Hoje, se inicia também nossa jornada em busca por justiça. Espero que as investigações esgotem todas as possibilidades e tragam respostas definitivas, com todos os desdobramentos pertinentes, o mais rapidamente possível.

Agradeço o empenho de todos que se envolveram diretamente nas buscas, especialmente os indígenas e a Univaja. Agradeço também a todos aqueles que se mobilizaram mundo afora para cobrar respostas rápidas.

Só teremos paz quando as medidas necessárias forem tomadas para que tragédias como esta não se repitam jamais. Presto minha absoluta solidariedade com a Beatriz e toda a família do Bruno.