VALE DO JAVARI

Importante membro da quadrilha que matou Bruno e Dom é preso por porte de armas

Definido pela PF como “organização criminosa transnacional armada”, o grupo é especializado em pesca ilegal e contrabando, justamente crimes que as vítimas denunciavam no Vale do Javari

Dom Phillips e Bruno Pereira.Créditos: Reprodução /Redes Sociais
Escrito en BRASIL el

Um homem apontado como segurança particular de Rubem Dario da Silva Villar, o Colômbia, foi preso em casa nesta sexta-feira (22) pela Polícia Federal no Amazonas. Ele não teve sua identidade revelada e é investigado por conta dos homicídios do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips em junho de 2022 na Terra Indígena do Vale do Javali. Colômbia é indiciado como o mandante dos crimes e líder da organização criminosa.

A PF chegou ao endereço do homem após apurar que Colômbia realmente o tinha como segurança armado. Mais do que isso, os investigadores apontam que era graças ao segurança, especialmente por meio de informações que fornecia ao chefe, que Colômbia era capaz de controlar o que definiram como uma “organização criminosa transnacional armada”.

O grupo é especializado em pesca ilegal e contrabando, justamente crimes que Bruno e Dom denunciavam no Vale do Javari.

O segurança foi preso por porte ilegal de armas. Durante a busca, os federais encontraram uma pistola Taurus PT 58 HC com numeração raspada e munições. Os armamentos foram apreendidos e o homem levado para a Delegacia da PF em Tabatinga, na tríplice fronteira com Peru e Colômbia.

No dia 5 de junho de 2022, Bruno e Dom foram vítimas de uma emboscada quando se dirigiam para Atalaia do Norte, no Amazonas, pelo Rio Itaguaí. Os assassinos dispararam tiros de espingarda que atingiram Dom uma vez e Bruno três vezes, nas costas e no rosto.

Após os assassinatos, os criminosos esconderam os pertences dos dois e afundaram sua embarcação para não deixar rastros. Bruno e Dom ficaram desaparecidos por dez dias, quando seus corpos foram encontrados esquartejados, queimados e enterrados.